Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Salários. Trabalhadores da EDP vão receber mais 1,2%

03 abr, 2019 - 15:04 • Lusa

Em breve deverá começar a negociação sobre as carreiras, que deverá ficar concluída em junho, devendo a sua aplicação produzir “efeitos a 1 de janeiro de 2019”, refere a federação intersindical.

A+ / A-

Os trabalhadores da EDP vão, ainda este ano, ter um aumento de 1,2% em todas as bases remuneratórias e um prémio de produtividade no valor de 200 euros, anunciou esta quarta-feira a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal).

"No que diz respeito à tabela salarial e outras matérias de expressão pecuniária, os valores alcançados foram os possíveis na atual conjuntura. Mas ficou claro, mais uma vez, que a administração não pretende fazer caminho no sentido da valorização dos trabalhadores e dos seus salários", lê-se no comunicado da Fiequimetal, enviado esta quarta-feira.

“Basta comparar os valores distribuídos pelos acionistas (695 milhões de euros, no ano passado, e idêntico valor já anunciado para este ano) e aqueles que a administração foi avançando durante o processo de negociação salarial (evoluindo décimas de ponto percentual, até chegar a 1,2%)”, exemplifica.

Concluído o processo da revisão salarial, ficou acordado na reunião com a administração da elétrica "encetar de imediato a negociação da melhoria das carreiras" dos trabalhadores em início de carreira.

"Este processo deverá ficar concluído em junho e a sua aplicação deve produzir efeitos a 1 de janeiro de 2019", refere ainda a federação afeta à CGTP-IN.

Os acionistas da EDP reúnem-se em assembleia geral em 24 de abril, altura em que vão deliberar sobre as contas e a proposta de aplicação dos resultados de 2018, ano em que a EDP obteve lucros de 519 milhões de euros, um recuo de 53% face aos 1.113 milhões de euros em 2017.

O Conselho de Administração da EDP propõe a manutenção do dividendo aos acionistas nos 19 cêntimos por ação, distribuindo um total de 694,74 milhões de euros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+