Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comediante ganha primeira volta das presidenciais na Ucrânia

31 mar, 2019 - 22:47 • Redação

Segundo as primeiras sondagens, Volodymyr Zelenskiy conseguiu angariar 30,4% dos votos, à frente do atual presidente Petro Poroshenko.

A+ / A-

O comediante ucraniano Volodymyr Zelenskiy ganhou a primeira volta das eleições presidenciais na Ucrânia. Segundo as primeiras sondagens, o comediante segue na liderança com 30,4% dos votos.

Em segundo lugar segue o atual presidente Petro Poroshenko, que obteve 17,8% dos votos.

Espera-se assim que haja uma segunda volta na corrida presidencial que ocorrerá a 21 de abril, uma vez que não se prevê que nenhum dos candidatos obtenha 50%.

Osresultados estão a gerar polémica naquele país de Leste, uma vez que a ex-primeira ministra Ioulia Timochenko afirmou que as sondagens "são desonestas" e que deveria ser ela a ficar em segundo lugar e a ir à segunda volta.

A estas eleições apresentara-se 39 candidatos.

O vencedor herdará um conflito entre tropas ucranianas e os separatistas apoiados pela Rússia no leste.
A economia da Ucrânia também está em risco, já que o próximo líder decidirá se o país vai promover as reformas necessárias para manter o país em um programa de resgate do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Nenhum dos candidatos quer que a Ucrânia volte a estar sob a influência da Rússia.
Zelenskiy, de 41 anos, tornou-se popular com o apelo que fez aos eleitores que estão fartos de corrupção e liderou consistentemente as sondagens, mas as autoridades ocidentais e os investidores estrangeiros estão preocupados com a sua inexperiência.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+