A+ / A-

Lisboa. Novos passes Navegante à venda a partir de hoje

26 mar, 2019 - 07:00 • Redação com Lusa

Vão custar no máximo 40 euros, são mensais, válidos durante o primeiro e o último dia de cada mês, e têm duas modalidades: o passe Navegante Metropolitano e o passe Navegante Municipal.
A+ / A-

A partir desta terça-feira, os utentes dos transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) podem começar a carregar o cartão Lisboa Viva com os novos passes Navegante Metropolitano ou Municipal, válidos a partir de 1 de abril. Passe único vai acabar com os mais de 700 títulos combinados que existem atualmente.

Os novos passes são mensais, válidos durante o primeiro e o último dia de cada mês, e têm duas modalidades: o passe Navegante Metropolitano e o passe Navegante Municipal.

Para carregar o novo passe é necessário ser portador do cartão Lisboa Viva, pelo que os utilizadores não regulares dos transportes públicos terão de pedir este cartão, que deverá demorar alguns dias a ser passado.

Os novos passes continuarão a ser feitos nos moldes atuais, nos balcões e máquinas dos operadores e em caixas multibanco.

Para assegurar o período transitório que se verificará em abril, e visto que deixam de existir os passes válidos por 30 dias, os chamados passes deslizantes, os transportes da Área Metropolitana de Lisboa vão ter um passe transitório com o preço de 10 euros e validade de sete dias.

Este passe pode ser adquirido a partir de 8 de abril e será apenas vendido até ao fim deste mês.

O passe Navegante Metropolitano custa 40 euros e permite viajar em todos os transportes públicos, de uma ponta à outra da Área Metropolitana de Lisboa.

O passe Navegante Municipal existe em 18 versões, um para cada um dos concelhos que integram a AML, permitindo ao utente utilizar todos os transportes públicos de um concelho por 30 euros.

Este passe tem a denominação da área geográfica a que diz respeito, como por exemplo Navegante Lisboa, Navegante Sintra ou Navegante Vila Franca de Xira.

Os utentes com mais de 65 anos têm um Navegante com essa denominação, destinado também a reformados e pensionistas, que por 20 euros permite viajar por toda a região metropolitana de Lisboa, em todos os meios de transporte e empresas.

Também este Navegante para utentes com mais de 65 anos tem uma versão municipal, que é válida apenas no concelho escolhido, na qual o utente paga 15 euros mensais.

Os mais novos na AML têm o Navegante 12, um passe sem custos, cuja validade termina no mês em que perfazem 13 anos.



legislativas 2019 promosite
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.