Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centeno mantém meta de 0,2% para o défice de 2019

26 mar, 2019 - 14:15 • Redação com Lusa

"Não vejo razão para alterar a previsão neste momento", afirmou o ministro das Finanças, tendo em conta o valor do défice do ano passado, conhecido esta terça-feira.

A+ / A-

O ministro das Finanças mantém a previsão do défice deste ano em 0,2% do PIB, apesar de o valor de 2018 ter ficado abaixo do previsto pelo Governo.

"Não vejo razão para alterar a previsão neste momento", afirmou esta terça-feira Mário Centeno, na conferência de imprensa onde comentou o saldo orçamental das Administrações Públicas em 2018.

Os números foram divulgados pelo Instituto Nacional de estatística (INE): o défice orçamental de 2018 ficou nos 0,5% do PIB, abaixo dos 0,6% previstos pelo Governo, e depois do défice de 3% registado em 2017.

"Portugal ganhou a aposta da credibilidade" e conseguiu "mostrar à Europa que havia uma alternativa", afirmou Centeno.

"Não foi preciso um milagre nem afinal era aritmeticamente impossível alcançar estes resultados", disse ainda o ministro aos jornalistas.

"Só surpreende que, quem hoje desvaloriza estes resultados, sejam exatamente os mesmos que há três anos diziam e escreviam que o Governo não sobreviveria ao primeiro, ao segundo Orçamento e agora, afinal, é tudo normal. Tão normal, que agora acham possível ir ilimitadamente além dos compromissos que cumprimos", rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+