Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conflito israelo-palestiniano

Netanyahu prometeu “responder com força” ao Hamas e cumpriu: Israel bombardeia Gaza

25 mar, 2019 - 17:01 • Tiago Palma

O movimento radical palestiniano Hamas demarcou-se do disparo de granadas de morteiro contra Telavive este domingo.

A+ / A-

O exército israelita, em resposta ao ataque com rockets de domingo que terá ferido sete pessoas no norte de Telavive – Israel atribui a responsabilidade do ataque ao Hamas –, começou esta segunda-feira a bombardear território palestiniano, nomeadamente, explicaram em comunicado as Forças de Defesa Israelitas (IDF), “alvos terroristas do Hamas em toda a Faixa de Gaza”.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de visita oficial aos Estados Unidos da América, reagiu prontamente ao ataque, declarando-o “criminoso” e prometendo “responder com força” contra o Hamas. Netanyahu resolveu ainda, “à luz dos eventos de segurança”, regressar mais cedo a Israel do que o previsto inicialmente.

Por parte do movimento radical palestiniano Hamas, não só não houve reivindicação do ataque, como o mesmo se demarcou do disparo de granadas de morteiro. Recorde-se que a Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, se situa a mais de 70 quilómetros de Telavive. “Ninguém no seio dos movimentos de resistência, incluindo o Hamas, tem interesse em disparar granadas de morteiro de Gaza contra o inimigo", disse à agência France-Presse um alto responsável do movimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+