Tempo
|
A+ / A-

Moçambique

​Missionário português é o novo bispo de Tête

22 mar, 2019 - 12:04 • Ângela Roque

Diamantino Antunes era até agora o Superior Regional dos Missionários da Consolata em Angola e Moçambique. Nomeação do Papa foi conhecida esta sexta-feira.

A+ / A-

Natural de Albergaria dos Doze, no distrito de Leiria, Diamantino Guapo Antunes foi escolhido pelo Papa Francisco para ser o novo bispo da diocese moçambicana de Tête. A nomeação foi divulgada esta sexta-feira.

Com 52 anos de idade, o missionário da Consolata estudou filosofia na Universidade Católica, em Lisboa, e Teologia na Universidade Urbaniana de Roma. Está desde 1993 ligado a Moçambique, onde foi ordenado diácono nesse ano, em Cuamba. A ordenação sacerdotal, ao serviço dos missionários da Consolata, teve lugar no ano seguinte, em Fátima.

Entre 1999 e 2002 foi Superior local e pároco do Sagrado Coração de Jesus, em Mepenhira, na diocese moçambicana de Lichinga. Entre 2002 e 2005 esteve na paróquia de Nossa Senhora da Fátima, em Mecanhelas, e em Entre Lagos, também na diocese de Lichinga).

De 2005 a 2008 foi Conselheiro Provincial em Moçambique, acumulando com a paróquia de Nova Mambone, na Diocesi di Inhambane. De 2007 a 2014 esteve destacado na paróquia de Santa Isabel, em Guiúa, foi responsável pelo Centro Catequético da diocese de Inhambane, e vigário episcopal para a pastoral.

Em 2014 foi eleito Superior Regional do Instituto Missionário da Consolata em Moçambique e Angola, cargo que mantinha até hoje. Será agora o novo bispo de Tête, uma das principais dioceses moçambicanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+