Tempo
|
A+ / A-

PSD junta-se ao Bloco e ao PCP e vai pedir apreciação parlamentar do decreto dos professores

21 mar, 2019 - 12:54 • Manuela Pires

Pedido será entregue na sexta-feira no Parlamento. Discussão em plenário está marcada para 16 de abril.

A+ / A-

O PSD não quer ficar de fora do debate parlamentar e vai pedir também a apreciação parlamentar do decreto do governo sobre a contagem de tempo dos professores. O pedido é entregue amanhã na assembleia da república.

A decisão foi tomada esta quinta-feira de manhã, na reunião do grupo parlamentar. À Renascença, a deputada Margarida Mano revela que a proposta ainda não está finalizada, mas que o PSD entende que “a contagem do tempo que esteve congelado é justa mas há que estabelecer condições ou assegurar critérios de sustentabilidade financeira e de sustentabilidade do sistema educativo”.

O PSD não poupa críticas ao Governo. A vice-presidente da bancada parlamentar do PSD diz que “este diploma recorre de um processo pouco sério, porque o Governo não aproveitou a oportunidade de negociação para resolver um problema que ele próprio criou. Não há preocupação em corrigir injustiças.”

Margarida Mano refere ainda à Renascença que o PSD não podia ficar de fora deste debate. Garante, no entanto, que o pedido que vai dar entrada amanhã na Assembleia da República vai ter uma perspetiva diferente da do Bloco de Esquerda e do PCP.

Os dois partidos de esquerda propõem a contabilização integral do tempo de serviço congelado, de nove anos, 4 meses e 2 dias, sob o argumento de que é preciso garantir uma harmonia em todo o território nacional, depois de as regiões autónomas dos Açores e da Madeira terem decidido por essa reposição total.

O decreto-lei que define o modelo de recuperação do tempo de serviço dos professores, que abrange dois anos, 9 meses e 18 dias do tempo congelado entre 2011 e 2017,foi aprovado em Conselho de Ministros a 7 de março e promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa na segunda-feira seguinte, 11 de março.

A apreciação parlamentar é a única forma de um decreto já promulgado pela presidência ser discutido pelos deputados na Assembleia da República.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    21 mar, 2019 Lisboa 14:59
    Professores : não se fiem muito nisto do PSD. Eles apenas estão a ver se isto rende uns votitos, mas à cautela, já estão a falar em "sustentabilidade financeira" e "perspetiva diferente da do Bloco de Esquerda e do PCP". Se quisessem ou estivessem realmente interessados na devolução integral do tempo de serviço, bastaria votar os diplomas do PCP e/ou BE. O PS minoritário, nunca é demais realçar isso, não poderia resistir a essa coligação que uns podem chamar "negativa" mas outros apelidam de "justiceira". Só que duvido muito que isso venha a acontecer e se acontecer, haverá sempre o "escudo" da norma-travão da Despesa, carta que o PS não deixará de jogar. Assim podem vir todos dizer que "tentaram", mas o PS impediu... Venham os votinhos de recompensa...

Destaques V+