Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 80 médicos inscritos para a missão de socorro em Moçambique

21 mar, 2019 - 14:15 • Redação

A primeira equipa parte a 10 de abril e não é de excluir o envio de uma segunda, diz o bastonário Miguel Guimarães à Renascença.

A+ / A-

Veja também:


Mais de 80 médicos portugueses já se inscreveram para participar na missão de socorro na cidade da Beira, em Moçambique.

A informação foi avançada à Renascença pelo bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que explica que, no próximo fim de semana, a Ordem vai proceder à avaliação dos candidatos, para depois fazer seguir a ajuda para o país africano que foi fortemente fustigado pelo ciclone Idai.

“Primeiro temos de fazer a seleção rápida para prepararmos os médicos e ver os médicos que já têm alguma experiência neste tipo de missões. E depois vamos avaliar, juntamente com os nossos colegas da Beira, as necessidades que possam existir”, explica o médico.

A equipa de médicos portugueses deverá partir a 10 de abril, mas o bastonário não exclui que Portugal contribua com médicos especialistas.

“Se calhar, passado uma semana pode seguir outra equipa até com especialistas de áreas diferentes. Com o processo de ajuda vamos avaliando a necessidade de novas equipas”, ajuíza.

A seleção dos voluntários vai decorrer em Lisboa e no Porto, nos próximos dias 23 e 24.

Moçambique. O lento reerguer da cidade da Beira
Moçambique. O lento reerguer da cidade da Beira

O ciclone Idai, com fortes chuvas e ventos de até 170 quilómetros por hora, atingiu a Beira (no centro de Moçambique) na quinta-feira à noite, deixando os cerca de 500 mil residentes na quarta maior cidade do país sem energia e linhas de comunicação.

O número de vítimas tem vindo a crescer todos os dias e o grau de devastação é enorme (ver interativo). Teme-se o que virá a seguir, com a propagação de doenças.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+