Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Moçambique. Proteção Civil recorda ajuda semelhante dada há quase 20 anos

21 mar, 2019 - 11:38 • Celso Paiva Sol

Em 2000, cheias fizeram 800 mortos e 100 mil desalojados. Oiça a experiência de quem foi ao país ajudar nas operações de salvamento.

A+ / A-
Jornalista Celso Paiva Sol ouviu a experiência do antigo diretor de Operações do Serviço Nacional de Proteção Civil

Em março de 2000, as noticias eram muito semelhantes às que hoje se escrevem sobre as cheias em Moçambique que, até ao momento,resultaram na morte de 217 pessoas e mais de 1.400 feridos.

Na altura, o rio Zambeze transbordou de tal forma, que toda a região da Beira era um autêntico mar. As contas fecharam-se em 800 mortos e 100 mil desalojados.

Manuel Veloso era, na altura, diretor de Operações do Serviço Nacional de Proteção Civil e liderou a equipa portuguesa enviada diretamente para a Beira.

À Renascença recordou as semanas de ajuda em 2000 e que se viriam a repetir em 2001. Em 2019, as forças portuguesas estão também já acionadas para ajudar no terreno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+