Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Promessa de primeira-ministra. Jacinda nunca vai mencionar nome do atirador de Christchurch

19 mar, 2019 - 08:24

Um australiano nacionalista, de 28 anos, é o suposto responsável pelos ataques às mesquitas Al-Noor e de Linwood, que fizeram pelo menos 50 mortos e quase meia centena de feridos.

A+ / A-

Veja também:


"Ele é um terrorista. Ele é um criminoso. Ele é um extremista. Quando eu falar, ele não terá nome." A primeira-ministra da Nova Zelândia prometeu esta terça-feira que nunca irá mencionar o nome do alegado responsável pelo ataque da semana passada a duas mesquitas, de forma a negar-lhe visibilidade ou uma plataforma para difundir ideias racistas.

"Ele obviamente tinha uma série de razões para cometer este atroz ataque terrorista. Elevar o seu perfil foi uma delas. E isso é algo que podemos negar-lhe", afirmou Jacinda Ardern.

A primeira-ministra falava no Parlamento, numa sessão extraordinária, que abriu com a expressão árabe "Salam aleikum" ("A paz esteja convosco").

Um australiano nacionalista branco, de 28 anos, e que está em prisão preventiva, é o suposto responsável pelos ataques às mesquitas Al-Noor e de Linwood, na sexta-feira, que fizeram pelo menos 50 mortos e quase meia centena de feridos.

Questionada se o julgamento deverá decorrer à porta fechada, Ardern afirmou que essa decisão não era sua.

"Uma coisa eu posso garantir: não me vão ouvir pronunciar o nome dele", disse, acrescentando que o alegado responsável pelo ataque vai enfrentar a lei "com todo o seu rigor".

O gabinete da primeira-ministra já confirmou ter recebido, num e-mail de Tarrant, uma cópia do manifesto em que expunha a sua ideologia extremista e justificava a sua ação, menos de dez minutos antes de iniciar o ataque à primeira mesquita.

Tarrant transmitiu em direto, durante 17 minutos, os disparos.

O ex-preparador físico, que obteve uma licença de porte de arma em novembro de 2017, tinha cinco armas, incluindo duas semiautomáticas de estilo militar, que terá usado nos ataques.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+