Tempo
|
A+ / A-

Santos Silva garante que ciclone Idai não vitimou portugueses em Moçambique

17 mar, 2019 - 21:40 • Lusa com Redação

Na região da Beira devem residir cerca de 2.500 portugueses, de acordo com o gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. A passagem do ciclone Idai por Moçambique, Zimbabué e Malaui causou pelo mais de 200 mortos.

A+ / A-

A passagem do ciclone Idai na Beira, Moçambique, fez 84 mortos. O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que "não há até ao momento" registo de portugueses mortos ou feridos devido à passagem do ciclone, mas admitiu a existência de estragos "em bens de portugueses".

Em declarações à Lusa, Augusto Santos Silva salientou que "não há registo de cidadãos portugueses que se encontrem entre as vítimas desta tragédia", que afetou a cidade da Beira na quinta-feira e provocou "estragos consideráveis" na capital da província de Sofala, no centro de Moçambique.

Na região da Beira devem residir cerca de 2.500 portugueses, de acordo com o gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

"Temos informações de estragos consideráveis no nosso consulado e também registo de pessoas que se dirigem ao nosso Gabinete de Emergência Consular, dando conta também de estragos nas respetivas casas e bens", afirmou Augusto Santos Silva, acrescentando que não há igualmente "informações sobre desaparecidos" entre a comunidade portuguesa.

O ministro assinalou que "as comunicações estão ainda muito difíceis" e que "só hoje [domingo], de madrugada, é que o primeiro voo pôde fazer-se", porque o aeroporto da Beira, umas das maiores cidades de Moçambique, esteve fechado.

A abertura ao aeroporto permitiu colocar na Beira "uma equipa de três pessoas" da embaixada e do consulado de Portugal em Maputo para, "conjuntamente com o Cônsul-geral e os funcionários do consulado na Beira, proceder ao levantamento dos estragos" causados pelo ciclone que, "durante bastante tempo", isolou a Beira, ainda com "estradas que têm troços intransitáveis" e com comunicações "muito difíceis".

A equipa avançada vai também contactar os portugueses que vivem na região da Beira para apurar "as necessidades mais prementes e as perdas da comunidade portuguesa residente na Beira, assim como o contacto com as autoridades moçambicanas, para perceber de que forma é que Portugal pode ajudar Moçambique, quer do ponto de vista da emergência, quer da reconstrução, visto que certamente haverá muitas dificuldades, como água e alimentos", acresentou Augusto Santos Silva.

"É muito útil que, deste primeiro levantamento, possam resultar áreas em que Portugal possa apoiar a República de Moçambique", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, adiantando que deu indicações à embaixada de Portugal em Maputo para "participar ativamente neste movimento de solidariedade que está a ser gerado em Moçambique, de forma a apoiar com bens de primeira necessidade os moçambicanos que vivem nas regiões mais assoladas nestas tempestades".

A cidade da Beira, com meio milhão de habitantes, foi a mais afetada pelo ciclone Idai. O levantamento do número de vítimas está por concluir, dado que há locais de difícil acesso devido à subida do nível dos rios.

O Consulado de Portugal na Beira tem um total de 5.600 cidadãos portugueses inscritos, mas a área de jurisdição consular é muito grande e abrange sete províncias – Sofala, Manica, Zambézia, Tete, Nampula, Niassa e Cabo Delgado.

O ciclone atingiu a Beira na quinta-feira, tendo seguido depois para oeste, em direção ao Zimbabué e ao Malaui, afetando mais alguns milhares de pessoas, em particular nas zonas orientais da fronteira com Moçambique.

A passagem do ciclone Idai por Moçambique, Zimbabué e Malaui causou mais de 200 mortos, centenas estão desaparecidas e dezenas de milhar isoladas.

O ciclone Idai afetou mais de 1,5 milhões de pessoas naqueles três países, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e os governos dos três estados africanos, citados pela Agência France Presse.


[notícia atualizada com o número de vítimas]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+