Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclone Idai. Portugal disponível para ajudar Moçambique

18 mar, 2019 - 20:30 • Celso Paiva, com redação

Ministro Eduardo Cabrita diz que existe total disponibilidade portuguesa, mas que a decisão ainda não está tomada, até porque depende da ajuda que o Governo moçambicano solicitar.

A+ / A-
Ciclone Idai faz pelo menos 84 mortos e 1.500 feridos em Moçambique
Ciclone Idai faz pelo menos 84 mortos e 1.500 feridos em Moçambique

Portugal está disponível para ajudar Moçambique a enfrentar a devastação provocada pelo ciclone “Idai”, disse esta segunda-feira o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Em cima da mesa está a hipótese de Portugal enviar ajuda para fazer face à tragédia que se vive naquele país.

Eduardo Cabrita diz que existe total disponibilidade portuguesa, mas que a decisão ainda não está tomada, até porque depende da ajuda que o Governo moçambicano solicitar.

“A Autoridade Nacional de Proteção Civil manifestou já disponibilidade para prestar apoio. Estamos neste momento a avaliar a dimensão desse apoio solidário, manifestando desde já a nossa inteira disponibilidade de solidariedade para com o povo de Moçambique”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Até ao momento, o Estado moçambicano ainda não fez qualquer pedido de ajuda internacional e só se o fizer é que Portugal e outros países podem planear essa ajuda.

Pelo menos 84 pessoas morreram e 1500 ficaram feridas em resultado da passagem do ciclone "Idai" por Moçambique, mas o Presidente admitiu esta segunda-feira que o número de mortos pode ascender a mil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+