Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crianças não vacinadas deixam de poder andar na escola pública em Itália

12 mar, 2019 - 15:19 • Redação

A partir dos sete anos as crianças do país não podem ser suspensas da escola, mas os pais arriscam pagar multas se os filhos não forem vacinados.

A+ / A-

Terminou esta terça-feira o prazo para as crianças italianas até aos seis anos receberem as suas vacinas. A partir de agora, e segundo o plano do Governo, as crianças não vacinadas deixam de poder frequentar as escolas públicas do país.

A lei foi introduzida pelo anterior ministro da Saúde para obrigar as crianças a receberem vacinas contra a varicela, poliomielite, sarampo, papeira e rubéola.

As crianças até aos seis anos cujos pais não as tenham vacinado ficam excluídas dos infantários e das escolas primárias. Os maiores de seis anos, até aos 16, não podem ser excluídos das escolas mas os seus pais enfrentam multas que podem chegar aos 500 euros se não assegurarem a vacinação dos seus filhos.

A medida segue-se a meses de debate, na sequência de um surto de casos de sarampo em várias partes do país. O Governo já disse que o plano de ação está a dar resultados, com um aumento no ritmo das vacinações.

O prazo original era 10 de março, mas foi alargado até ao primeiro dia útil seguinte.

A atual ministra da Saúde, Giulia Grillo, diz que já houve tempo para todos se atualizarem no que diz respeito às vacinas e que a nova regra é simples: “Sem vacinas, não há escola.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+