Tempo
|
A+ / A-

Pedrinho

Luís Neto é de "top mundial" e está preparado para ser titular no Sporting

11 mar, 2019 - 12:45 • Inês Braga Sampaio

Pedrinho partilhou balneário com o central do Zenit na época em que este se estreou pela equipa principal do Varzim. Em Bola Branca, garante que, mesmo com 31 anos, Neto estará "nas suas competências máximas" para ajudar o Sporting.

A+ / A-

Luís Neto tem capacidade para assumir a titularidade no Sporting. A opinião é de Pedrinho, que partilhou balneário com o central do Zenit na época 2006/07, em que este se estreou pela equipa principal do Varzim.

Conforme Bola Branca avançou na altura, Luís Neto esteve, a 29 de janeiro, em Lisboa, a realizar exames médicos pelo Sporting. O defesa de 30 anos, que termina contrato com o Zenit no final da presente época, será reforço dos leões na próxima temporada, a custo zero, por três anos, segundo o "Record". Em entrevista a Bola Branca, Pedrinho diz que o Sporting garante, com Luís Neto, um central de topo mundial.

"O Sporting, assegurando o Luís Neto, assegura um bom reforço para a próxima temporada. É um grande defesa central. Um jogador de 'top' mundial, de seleção nacional, com provas dadas. O percurso dele fala por si e essa vinda para o Sporting, será benéfica para o Luís e para o Sporting, porque vai conseguir um excelente jogador a quem com certeza não faltam propostas e clubes a querê-lo, porque o Luís Neto é um jogador apetecível", frisa o defesa do Leixões.

Preparado para agarrar um lugar

Luís Neto chegará a Alvalade com 31 anos, mas não para fazer número. Jogar num grande "é sempre um grande desafio", contudo, o central do Zenit "está mais do que preparado para agarrar e para ser titular":

"O Luís sempre foi um jogador cuidado. Sempre teve atenção, não só no futebol, mas na vida extra-futebol, por isso está nas perfeitas condições, está nas suas competências máximas para ajudar o Sporting."

Porta de mais fácil acesso à seleção

Pedrinho acredita que a decisão de Luís Neto de regressar a Portugal, após sete anos no estrangeiro, terá tido a ver com a seleção nacional.

Havendo uma renovação geracional, Pedrinho diz que Neto terá de ser um dos beneficiados. Nesse sentido, a preferência pelo Sporting foi boa opção, já que Portugal "tem outra visibilidade que não têm o campeonato russo" ou outros destinos "mais apetecíveis, em termos financeiros".

"Ele é um jogador que esteve sempre tapado na seleção por outros colegas que estavam muito bem. Agora, a mudar, é a altura certa para ser o Luís Neto", sustenta Pedrinho, nesta entrevista a Bola Branca.

O Sporting também sai beneficiado, visto que garante "um jogador muito inteligente, muito bom na antecipação", cuja lentidão Pedrinho refuta:

"É um falso lento, vai buscar os adversários. Joga muito bem de cabeça. Não bate na frente, gosta de sair a jogar com bola e tem qualidade para isso. É um jogador feito e tem capacidade para ajudar o Sporting."

Pela porta da história se fez certeza

Luís Neto estreou-se pela equipa principal do Varzim a 10 de fevereiro de 2007, num jogo dos nos oitavos de final da Taça da Portugal. Os poveiros eliminaram o Benfica, ao vencerem por 2-1, com golos de Nélson, de penálti, e de Mendonça, que anularam o "tento" de Simão Sabrosa.

"Recordo-me esse dia. Sei que, nessa altura, acabámos o jogo com dez jogadores da formação do Varzim. Era uma altura em que havia bastante qualidade na formação e havia aposta para isso", lembra Pedrinho.

Luís Neto, então com 19 anos, entrou em campo aos 89 minutos, pela mão de Diamantino Miranda. Pedrinho lembra um jovem central de "grande potencial", que precisava apenas de uma oportunidade:

"Faltava mesmo era alguém apostar nele para começar a jogar. Ele agarrou a primeira oportunidade que lhe deram, nunca mais saiu e veja-se o percurso que fez. Ali não faltava qualidade para mostrar e a sua ascensão foi muito rápida, porque o potencial estava todo lá."

O Varzim cairia na ronda seguinte da Taça, aos pés Braga. Resultado que não retira a carga histórica à participação poveira na "prova rainha".

Luís Neto jogou durante cinco anos na equipa principal do Varzim. Passou por Nacional da Madeira e Siena, de Itália, antes de rumar ao Zenit, que representa há seis anos, percurso interrompido por um empréstimo de meia época ao Fenerbahçe, em 2017/18.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+