Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Controlar o Nilo - 06/03/2019
O Mundo em Três Dimensões - Controlar o Nilo - 06/03/2019

O Mundo em Três Dimensões

Estará a Etiópia a assumir o controlo do rio Nilo?

06 mar, 2019 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


A pergunta surge a partir das notícias que dão conta da intenção daquele país de construir uma barragem de grandes dimensões.

Uma vez concluída, o governo etíope estima uma produção de eletricidade da ordem dos 6.000 megawatts. Para consumo interno e para exportação.

Só que isso levanta um problema ao Egito, o país cuja criação de riqueza depende quase exclusivamente do rio Nilo. Não é de agora. É desde a Antiguidade.

A esmagadora maioria da população egípcia vive ao longo de uma linha sinuosa de quase mil e quinhentos quilómetros. São 97 milhões de pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.