Tempo
|
A+ / A-

Quaresma

Diocese das Forças Armadas ajuda a construir cantina social em São Tomé

06 mar, 2019 - 12:40 • Ecclesia

“A nossa missão é a caridade”, afirma D. Rui Valério, bispo das Forças Armadas, na sua mensagem de Quaresma.

A+ / A-

Encontre aqui a mensagem do seu bispo para a Quaresma


O bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança informou que a renúncia quaresmal 2019 é para a construção de uma cantina social em São Tomé e Príncipe, na mensagem enviada ao Ordinário Castrense.

“A urgência deste refeitório é ditada pela preocupação real em alimentar pessoas”, explica D. Rui Valério, que em janeiro visitou esta obra social no país lusófono e comprovou as suas necessidades.

A cantina social pertence a uma obra das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, em Neves, São Tomé e Príncipe, e a Diocese das Forças Armadas e Forças de Segurança vai ajudar a construir com o “fruto” da renúncia quaresmal.

Segundo o bispo do Ordinário Castrense a celebração da Quaresma, que começa esta quarta-feira, no contexto do Ano Missionário especial, que a Igreja Católica em Portugal está a viver, proporciona “uma ocasião para meditar sobre a relação entre missão e caridade, entre ser enviado e amar”.

“No meio militar e nas forças de segurança, onde operamos, é importante ter viva a consciência de que a nossa ação de serviço e de cumprimento do dever, também poderá ser ação eclesial, se for realizada e vivida num autêntico espírito missionário. Por isso, devemos resistir à tentação de nos fecharmos e de nos isolarmos no nosso mundo e nunca ousarmos ir ao encontro de alguém para lhe levar, quanto mais não seja, uma palavra de alento”, desenvolveu.

A Quaresma, assinala, ao mesmo tempo que “conduz à essencialidade do amor”, também faz compreender que, atualmente, “não é possível viver e testemunhar o que é determinante na vida sem a fadiga do combate”.

Segundo D. Rui Valério é “imprescindível” empreenderem uma “batalha espiritual contra o pecado e contra todas as formas de mal”, nomeadamente, contra o egoísmo, a indiferença, o desamor e “tudo aquilo que afasta do Evangelho”.

A Quaresma, que começa esta quarta-feira com a celebração da imposição das Cinzas, é um tempo de 40 dias marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, um itinerário de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, em 2019 no dia 21 de abril.

“Ao propor uma caminhada penitencial, procura mergulhar-nos na sabedoria da vida interior e, consequentemente, da profundidade da consciência humana”, acrescenta.

Na mensagem “a nossa missão é a caridade”, publicada online, o bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança deseja uma “santa caminhada quaresmal”, onde estão “unidos no propósito de crescer” como Igreja diocesana castrense.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+