Tempo
|
A+ / A-

Quaresma

Bispo de Coimbra quer “ajudar os estudantes pobres” com a renúncia quaresmal

06 mar, 2019 - 12:33 • Ecclesia

D. Virgílio Antunes convida a “verdadeira Quaresma” de “penitência, purificação” e “conversão ao amor do próximo”.

A+ / A-

Encontre aqui a mensagem do seu bispo para a Quaresma


O bispo de Coimbra destinou o ofertório da renúncia quaresmal ao Fundo Solidário do Instituto Universitário Justiça e Paz que “tem como finalidade ajudar os estudantes pobres”, numa mensagem onde convida a “uma verdadeira Quaresma”.

“Quando as famílias não conseguem suportar e os outros se alheiam, a comunidade cristã não pode passar ao lado e deixar à beira do caminho e sem esperança os jovens que têm direito ao futuro”, afirma D. Virgílio Antunes.

O bispo de Coimbra na mensagem para a Quaresma 2019 explica que o Fundo Solidário do Instituto Universitário Justiça e Paz “existe já há vários anos” e tem como finalidade “ajudar os estudantes pobres a não desistirem do seu percurso académico por falta de meios materiais”.

D. Virgílio Antunes convida “todo o povo de Deus” a uma “verdadeira Quaresma” de penitência, de purificação e de conversão “ao amor de Deus e ao amor do próximo”.

A Quaresma, que começa esta quarta-feira com a celebração das Cinzas, é um tempo de 40 dias marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, um itinerário de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, em 2019 no dia 21 de abril.

“A Quaresma tem vindo a marcar pouco a vida concreta dos cristãos porque se tem vindo a perder a centralidade da Páscoa. Esta fica, frequentemente, reduzida a uma festa do calendário, ainda com alguma relevância social, mas com reduzido significado para a fé pessoal, familiar e comunitária”, desenvolve o bispo diocesano.

Segundo D. Virgílio Antunes a “perda da consciência do mal” levaram a Igreja a admitir “no seu seio abusos, que são pecados e crimes contra crianças, contra homens e mulheres e contra a própria criação”

“Somos, hoje, humilhados em toda a terra, porque fugimos a reconhecer as nossas infidelidades e recusámos a penitência como o caminho de humildade e de conversão a que nos convida o Evangelho”, assinalou.

O bispo de Coimbra realça que a Igreja de Cristo está “profundamente manchada” e o convite bíblico “ecoa mais forte”: “Purificai-vos, lavai-vos dos vossos pecados, cobri-vos de saco e de cinza, convertei-vos de todo o coração ao Senhor, vosso Deus.”

“Que o nosso jejum, a nossa esmola e a nossa oração, juntamente com a prática da justiça e da caridade sejam verdadeiramente regeneradoras e sinal da santidade a que somos chamados”, escreve D. Virgílio Antunes na mensagem publicada no sítio online da diocese.

O bispo diocesano preside esta quarta-feira à Eucaristia, com imposição das Cinzas, que marca o início da Quaresma 2019, às 21h00, na igreja da Sé Nova.

A Diocese de Coimbra propõe para a vivência deste tempo um retiro de Quaresma para “os cristãos que querem que este tempo litúrgico seja espaço para que Deus fale”, entre 15 e 17 de março, das 20h00 às 13h00, na Casa Diocesana de Retiros de Penacova, orientado pelo padre António Felisberto da Diocese de Viseu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+