Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pyongyang está a reconstruir uma base de lançamento de foguetões

06 mar, 2019 - 11:20 • Redação

Até agora tinha sido usada para testar motores e para lançar satélites, mas não para o lançamento de mísseis balísticos. A reconstrução pode ser sinal de falta de confiança nas negociações com os Estados Unidos.

A+ / A-

Leia também:


A Coreia do Norte está a reconstruir uma base de lançamento de foguetões que tinha começado a demolir depois das primeiras negociações com os Estados Unidos para a desnuclearização da Península Coreana.

Novas imagens de satélite captadas apenas dois dias depois de uma nova ronda de negociações entre Trump e Kim Jong-un, que não foram bem sucedidas, parecem mostrar que a base de Sohae, localizada em Tongchang-ri, está já a ser restaurada.

A base de Sohae tem sido usada, no passado, para testar motores e para lançar satélites. Não tem sido usada para lançar mísseis balísticos.

As imagens de satélite foram apresentadas por vários “think tanks” americanos e também pelos serviços secretos da Coreia do Sul e é possível que traduzam a falta de confiança de Pyongyang num acordo com Washington. Outras imagens apresentadas em julho mostram o mesmo local já em avançado estado de desmantelamento.

Segundo a correspondente da BBC em Seoul, Laura Bicker, a maioria dos especialistas acredita que esta medida é apenas uma forma de Pyongyang testar a paciência e os limites de Donald Trump, e que não estará a preparar-se para voltar a testar mísseis balísticos intercontinentais.

Os Estados Unidos já ameaçaram aplicar mais sanções à Coreia do Norte, caso o regime insista em prosseguir com o seu programa nuclear.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+