Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cerca de 150 militantes do autoproclamado Estado Islâmico rendem-se na Síria

04 mar, 2019 - 14:09 • Redação com agências

Está em curso uma operação para desmantelar o último bastião dos jiadistas no leste do país, em Baghouz.

A+ / A-

Cerca de 150 militantes do autoproclamado Estado Islâmico renderam-se esta segunda-feira às forças dos Estados Unidos em Baghouz, último enclave do grupo jiadista no leste da Síria.

A notícia foi avançada pelo Observatório Sírios dos Direitos Humanos (OSDH), grupo que tem monitorizado a guerra civil no país desde 2011, quando estalou o conflito.

Ainda de acordo com o OSDH, os cerca de 150 guerrilheiros fazem parte de um grupo de cerca de 400 pessoas que abandonaram Baghouz depois de vários dias de ofensiva das Força Democráticas da Síria para expulsar os militantes.

Também esta segunda-feira, o jornal britânico "The Guardian" publica uma reportagem sobre "os últimos dias do califado" na Síria, artigo que tem como pano de fundo precisamente Baghouz, o último bastião do autoproclamado Estado Islâmico no país.

Recentemente, a administração norte-americana de Donald Trump anunciou a sua intenção de retirar todas as tropas dos EUA da Síria em breve, um anúncio recebido com receios pelas chefias militares no país e entre os restantes aliados face à permanência de bolsas de militantes jiadistas naquele país em guerra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+