Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Zhores Alferov, o primeiro russo a receber o Nobel da Física

02 mar, 2019 - 12:46 • Redação com Lusa

Alferov impulsionou a ciência russa na era pós-União Soviética.

A+ / A-

O cientista russo Zhores Alferov, co-vencedor do Prémio Nobel de Física em 2000 pelo seu trabalho em semicondutores e tecnologias relacionadas com laser, morreu hoje, aos 88 anos, informou a sua mulher.

Zhores Alferov, que recebeu o prémio juntamente com os norte-americanos Herbert Kroemer e Jack Kilby, foi o primeiro russo a ser contemplado com o galardão, depois do então líder soviético Mikhail Gorbachev ter arrecadado o Nobel da Paz, em 1990.

Zhores Alferov impulsionou a ciência russa na era pós-União Soviética. Também conhecido por Jaurès Alferov, o seu nome foi inspirado num socialista francês, Jean Jaurès, enquanto o seu irmão mais velho foi nomeado Marx, em homenagem a Karl Marx, um filósofo alemão e revolucionário socialista.

O físico também era um deputado comunista na Duma.

O seu trabalho pioneiro levou a aplicações práticas, que são usadas atualmente para satélites, telemóveis, 'scanners' e códigos de barras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+