Tempo
|
A+ / A-

Comentário de Henrique Monteiro

Governo foi “demagógico e populista” ao decretar dia de luto pelas vítimas da violência doméstica

27 fev, 2019 - 20:10

No espaço de comentário das quartas-feiras na Renascença, Henrique Monteiro diz que a violência doméstica é um “flagelo”, uma “questão civilizacional” e não uma “guerra de sexos”. Defende que é preciso uma forma inteligente de combater o problema, porque a lógica dos “fogachos” não deu em nada pelo número de vítimas registado.

A+ / A-
Opinião de Henrique Monteiro - 27/02/2019

A violência doméstica, o balanço da cimeira convocada pelo Papa Francisco sobre os abusos na Igreja e o possível adiamento do Brexit foram temas em análise no comentário semanal de Henrique Monteiro, na Renascença.

O Governo anunciou que vai decretar um dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica, a 7 de março. Na opinião de Henrique Monteiro, “a proposta é demagógica e populista”.

A violência doméstica é um “flagelo”, uma “questão civilizacional” e não uma “guerra de sexos”, considera o antigo diretor do jornal “Expresso”, para quem é preciso uma forma inteligente de combater porque a lógica dos “fogachos” não deu em nada pelo número de vítimas registado.

Em alternativa, Henrique Monteiro propõe um dia “para discutir nas escolas e nos espaços públicos porque é que os homens que batem nas mulheres são terrivelmente cobardes e porque é que as mulheres que batem nos homens não têm razão, porque é que um casal que se pode divorciar por tuta e meia continua a agredir-se, os namorados batem nas namoradas, as crianças com 15 anos já têm níveis de violência. Há aqui uma questão civilizacional”.

Relativamente à cimeira do Vaticano sobre abusos sexuais na Igreja Católica, Henrique Monteiro diz que o esforço do Papa Francisco nesta matéria é meritório. O cronista pergunta, por exemplo, o que é que o Estado português fez sobre si próprio no caso Casa Pia. O passo dado pela cimeira do Vaticano é extraordinário, sublinha.

Sobre um possível adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia, Henrique Monteiro afirma que os britânicos meteram-se na maior confusão em que podiam meter. Os responsáveis são David Cameron, Boris Johnson, Nigel Farage e também David Corbyn, líder dos trabalhistas. É muito fácil dizer o que se quiser, mas fazer o que se diz não é fácil, conclui.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 27 fev, 2019 21:23
    Henrique monteiro!Acertou na muge!A violencia domestica e uma questao civilizacional! normalmente baseada" em tres coisas falta de dinheiro " cornos" consumo" droga ou alcool!

Destaques V+