Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Deputado que fugiu do Brasil recebido com ovos e manifestação de apoio em Coimbra

26 fev, 2019 - 19:11 • Lusa

Jean Wyllys afirmou que está em construção uma nova junta militar para governar o Brasil, avisando o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, de que a cortesia com Bolsonaro tem limites.

A+ / A-

Dois homens tentaram atirar ovos contra o político e ativista brasileiro Jean Wyllys, durante a conferência esta terça-feira à tarde na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Fora do edifício, mais de duas centenas de manifestantes antifascistas 'abafaram' o protesto do partido de extrema-direita PNR contra o deputado que fugiu do Brasil.

Um dos homens, que estava sentado no topo do auditório da FEUC, saiu do seu lugar, desceu alguns degraus e tentou atirar ovos contra Jean Wyllys, que já proferia a sua conferência.

Depois de atirar um primeiro povo, que não atingiu o político brasileiro, seguranças conseguiram segurar e remover o homem do auditório, que tinha uma caixa de meia dúzia de ovos.

De seguida, outro homem levantou-se, ainda tentou tirar um ovo, mas foi logo imobilizado pela segurança do evento.

Enquanto eram retirados, as pessoas gritavam "tira, tira", para os dois homens saírem.

"Não peçam para tirar. Nunca tive medo dos covardes", frisou Jean Wyllys, que pediu palmas para o segurança que o protegeu no ataque.

"Qualquer fascista covarde, que se queira manifestar, em vez de atirar ovos ou tiros, por favor, vamos aos argumentos. Levantem-se, manifestem-se, falemos", frisou o ativista brasileiro, salientando que as pessoas que lhe tentaram atirar ovos "são compostas por esse ódio que não permite a diversidade".

Está a construir-se uma "nova junta militar" para governar o Brasil

Jean Wyllys afirmou que está em construção uma nova junta militar para governar o Brasil, avisando o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, de que a cortesia com Bolsonaro tem limites.

O ativista assumiu o seu pessimismo em relação às próximas eleições no Brasil - "ainda não vejo um melhor cenário para as próximas eleições" - e deixou um alerta sobre "algo de muito perigoso que está a acontecer" no país.

Para o antigo deputado do PSOL - e crítico de Bolsonaro, Presidente brasileiro -, que desistiu do novo mandato e saiu do Brasil face às ameaças de morte que recebeu, está a constituir-se "uma junta militar para governar o país".

"As autoridades civis são tão medíocres, desqualificadas, desonestas intelectuais, burras, que, cada vez que uma delas cai [do Governo liderado por Jair Bolsonaro], é substituída por um militar. Então, os militares estão a constituir um Governo sem ter que colocar as armas na rua. Isso é preocupante. Isso é muito preocupante", frisou.

O deputado federal do Rio de Janeiro Jean Wyllys anunciou, em 24 de janeiro, ia desistir do novo mandato e deixar o Brasil após receber ameaças de morte, situação que se arrasta desde o homicídio da vereadora Marielle Franco.

"Preservar a vida ameaçada é também uma estratégia da luta por dias melhores. Fizemos muito pelo bem comum. E faremos muito mais quando chegar o novo tempo, não importa que o façamos por outros meios! Obrigado a todas e todos vocês, de todo coração", escreveu então Jean Wyllys, deputado do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), na rede social Twitter.

Segundo a imprensa brasileira, desde o homicídio da vereadora do PSOL Marielle Franco, em março do ano passado, que Wyllys tem vivido sob escolta policial, tendo recebido com frequência ameaças de morte. Marielle Franco, vereadora e defensora dos direitos humanos, foi assassinada na noite de 14 de março de 2018, quando viajava de carro pelo centro do Rio de Janeiro, depois de participar num ato político com mulheres negras.

Wyllys tornou-se, de acordo com a imprensa brasileira, no primeiro deputado parlamentar assumidamente gay a apoiar assuntos relacionados com a comunidade LGBT (sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros) no Congresso Nacional brasileiro.

A assessoria de Jean Wyllys afirmou à plataforma de notícias G1 que há uma campanha "muito pesada" contra o deputado, que dissemina conteúdo falso sobre ele na internet, associando-o, a casos de pedofilia, ao casamento de adultos com crianças e à mudança de sexo em casos infantis.

A 8 de fevereiro, Assembleia da República aprovou um voto de condenação às "ameaças à integridade física de titulares de cargos políticos e ativistas dos diretos humanos no Brasil", numa votação que motivou sentidos de voto diferentes dentro das bancadas.

O voto, apresentado por André Silva, deputado único do PAN, e pelo deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira, foi aprovado com os votos favoráveis dos proponentes, do PS, do BE, do PCP, do PEV e dos deputados centristas Ana Rita Bessa, Assunção Cristas e João Almeida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    01 mar, 2019 18:27
    Correcção: Jean Wyllys recebido com manifestação de apoio em Coimbra. Os ovos foram de dois atrasados mentais que acham bonito brincar com a comida. Muitos brasileiros dariam tudo por um prato na mesma e temos estes privilegiados a atirar ovos. Escumalha!
  • Anónimo
    28 fev, 2019 17:42
    "Atento" e "Nobre", vocês não são portugueses dignos mas sim escumalha das caixas de comentários! Parem de envergonhar o povo português! Gostam do Bolsonaro, têm bom remédio: emigram para o Brasil e não voltam. Vão viver para a selva que não merecem viver em civilização. O povo português é trabalhador, honrado e democrático. Não julgue o povo português pelas acções de meia dúzia de atrasados mentais, Jean Wyllys! O povo português não é a escumalha das caixas de comentários e você pode vir a Portugal sempre que quiser! A escumalha das caixas de comentários barafusta muito mas no fundo sabem que são insignificantes e que ninguém lhes liga.
  • Nobre
    28 fev, 2019 lisboa 11:03
    Cobarde é quem abandona País e não luta possuindo lugar politico no PARLAMENTO e vem lamber as feridas com acólitos de outros países.Qem sustente este SNR???????
  • Atento
    28 fev, 2019 Leça da Palmeira, Matosinhos 09:15
    ... a esquerdalha internacional continua à solta e com a cobertura habitual dos media em Portugal ...

Destaques V+