Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Violência doméstica

Conselho Superior de Magistratura recusa abrir novo inquérito ao juiz Neto de Moura

26 fev, 2019 - 15:19 • Marina Pimentel , Joana Azevedo Viana

Em nota enviada à Renascença, CSM diz que não se considera competente para investigar mais recente decisão polémica do juiz do Tribunal da Relação do Porto.

A+ / A-

O Conselho Superior de Magistratura (CSM) decidiu não abrir um novo inquérito ao juiz Neto de Moura, confirmou à Renascença fonte daquele organismo, um dia depois de ter sido revelado que o juiz retirou a pulseira eletrónica a um homem condenado por violência doméstica que rebentou o tímpano da companheira.

Em comunicado, o CSM considera que fazê-lo seria violar a independência dos juízes contemplada na Constituição portuguesa. "A Constituição da República Portuguesa define, no artigo 203.º, que o poder judicial é independente e que apenas se sujeita à lei, estabelecendo ainda que a independência dos tribunais significa igualmente a independência dos titulares destes órgãos", lê-se na nota a que a Renascença teve acesso.

O Conselho de Magistratura cita ainda um outro artigo do documento fundamental da república, nomeadamente o n.º 2 do artigo 216.º, que determina que "os juízes não podem ser responsabilizados pelas suas decisões, salvas as exceções consignadas na lei".

É por isso, adianta o CSM, "a própria Constituição que salvaguarda a independência dos juízes ao determinar que as suas decisões só possam ser contestadas por via de recurso para tribunal superior e não por qualquer outro meio".

Recorde-se que, no início de fevereiro, o CSM tomou a decisão inédita de sancionar Neto de Moura com uma advertência, a menor das sete medidas disciplinares que podem ser aplicadas a um juiz português. Em causa estava um acórdão, datado de outubro de 2017, em que o juiz relator fazia censura moral a uma mulher de Felgueiras, vítima de violência doméstica, minimizando este crime pelo facto de esta ter cometido adultério.

Já esta semana, Neto de Moura voltou a causar polémica ao decidir retirar a pulseira eletrónica a um homem que foi condenado pelo crime de violência doméstica, depois de ter rompido o tímpano à companheira com um soco.

No acórdão, o juiz do Tribunal da Relação do Porto alega que os colegas que condenaram o agressor a usar pulseira eletrónica não justificaram na sentença a necessidade imprescindível de aplicar essa medida para proteger a vítima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lv
    26 fev, 2019 lx 19:36
    O CSM é composto por Netos da Moura e Gajos de acordãos de cabras

Destaques V+