Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa

Começa a consulta pública à entrada da EMEL em zona de Benfica

26 fev, 2019 - 15:15 • Lusa

Em janeiro, uma "consulta de bairro" informal mostrou que 77,2% dos votantes estavam a favor da regulação do estacionamento. Em votação está a zona envolvente da avenida do Colégio Militar e do centro comercial Fonte Nova.

A+ / A-

A consulta pública à entrada da empresa municipal de estacionamento de Lisboa (EMEL) na freguesia de Benfica, que já motivou uma consulta à população pela junta, começa esta terça-feira e decorrerá até ao dia 15 de março, anunciou a própria empresa.

Os documentos sobre a criação das zonas de estacionamento de duração limitada a instalar na freguesia podem ser consultados no site da EMEL na internet, onde poderão igualmente ser apresentados contributos.

Em janeiro, uma "consulta de bairro" informal promovida pela Junta de Freguesia de Benfica resultou num pronunciamento de 77,2% a favor da regulação do estacionamento.

Na "consulta de bairro", que decorreu em dois dias, votaram 412 pessoas, 318 a favor, 94 contra, sem votos brancos ou nulos, perfazendo 77,2% de votos favoráveis e 22,8% de votos contrários à entrada da empresa de estacionamento de Lisboa em algumas ruas de Benfica.

"A EMEL já poderia ter entrado desde 2008. Pode pedir um parecer à Junta, que não é um parecer vinculativo, poderia sempre entrar se assim o decidisse, apesar de quer a EMEL, quer a Câmara Municipal de Lisboa terem sempre dito que respeitariam qualquer que fosse o parecer da Junta", declarou na altura à Lusa a presidente da Junta, Inês Drummond (PS).

Em causa está a regulação do estacionamento pela EMEL na zona envolvente da avenida do Colégio Militar e do centro comercial Fonte Nova.

Dias antes da consulta à população, uma petição subscrita por 240 pessoas foi entregue na Assembleia Municipal de Lisboa a pedir a intervenção da EMEL nas ruas limítrofes ao centro comercial Fonte Nova para pôr fim ao "estacionamento selvagem e caótico" naquela zona.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Estrategizando
    09 out, 2019 Lisboa 17:09
    A EMEL que vá roubar para a estrada! Estamos fartos de dar dinheiro a troco da maior "chulice" ao cimo da terra. Desde que descobriram a mina, é só "pilhar" ... os preços dos parquimetros exorbitantes estao ao nível da especulação imobiliária em Lisboa! Por ter passado 2 horas cobrar 30 Euros já é um abuso e aprisionar a viatura em virtude disso e depois de se ter pago mais de 2 ou 3 Euros com um ticket é uma VERGOLHA! No final de um descuido de 45 minutos, forma apenas 100€ para os "chulos". Desafiamos a EMEL a um Debate Público sobre o porquê de ser inconstitucional cobrar aos moradores um espaço que é seu, uma vez que a via pública não é seguramente da EMEL!!!! O Estrategizando vai encabeçar um Movimento Cívico para referendar a limitação de poderes da EMEL. O Diretor/Editor e Todos os Colaboradores do Jornal

Destaques V+