Tempo
|
A+ / A-

​Médico esfaqueado por doente no hospital de Peniche

25 fev, 2019 - 20:49

O agressor detido pela PSP é um doente com "patologia psiquiátrica". Médico não corre perigo de vida. Ordem diz que agressão é o "espelho da insegurança" no SNS.

A+ / A-

Veja também:


Um médico foi esfaqueado esta segunda-feira por um doente dentro do hospital de Peniche, no distrito de Leiria, e o agressor foi detido pela PSP, confirmou à agência Lusa a administração do Centro Hospitalar do Oeste.

A presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste, Elsa Banza, disse que o doente, quando ia para uma consulta na urgência, viu o médico cirurgião, de 60 anos, na sala de pequenas cirurgias e desferiu-lhe "três facadas na zona das nádegas".

O crime "não foi no âmbito de uma consulta àquele doente", esclareceu.

O médico foi transportado "com ferimentos superficiais" para a urgência de Caldas da Rainha, onde se encontra internado, mas está "estável e não está em risco de vida".

O Centro Hospitalar do Oeste comunicou o crime à PSP, que deteve o suspeito ainda nas instalações hospitalares.

Segundo a administradora, trata-se de um doente com "patologia psiquiátrica" que recorre com frequência ao hospital de Peniche, onde conhece os profissionais de saúde e as instalações.

Elsa Balza afastou qualquer hipótese de falta de segurança naquela unidade hospitalar.

Questionada pela Lusa, a PSP remeteu esclarecimentos para terça-feira.

Ordem diz que agressão a médico é o "espelho da insegurança" no SNS

O bastonário Ordem dos Médicos lamenta a agressão, considerando que é um "espelho da situação de insegurança" que se vive no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Este caso é o espelho da grave situação de insegurança que se vive no SNS e de um clima de conflitualidade institucional que infelizmente é alimentado pela própria tutela e que não dignifica nem beneficia ninguém", afirma Miguel Guimarães.

O bastonário da Ordem dos Médicos acrescenta que o aumento de casos de agressão contra profissionais de saúde é o "espelho do desinvestimento do Governo no SNS" e da insistência numa política que "cria ambientes de tensão que prejudicam profissionais e utentes".

"Os médicos estão a ser obrigados a cumprir horários desumanos e a dar resposta a um número de doentes que está muito para lá do aceitável e que os coloca em situações de sofrimento ético, com prejuízo para a qualidade e a segurança clínica", frisa Miguel Guimarães.

O bastonário recorda que os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, referentes a 2018, revelam que no ano passado foram notificados mais de 950 casos de incidentes de violência contra profissionais de saúde, com 2018 a ser ano com mais situações reportadas.

[notícia atualizada às 23h14]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+