Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Marcelo confirma Nunes Borrego como novo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea

25 fev, 2019 - 17:30 • Redação

A posse está prevista para esta terça-feira à tarde, no Palácio de Belém. Tenente-general piloto aviador, Nunes Borrego sucede ao general Manuel Rolo, que termina o seu mandato em fevereiro.

A+ / A-

Em nota emitida pela Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa confirmou, esta segunda-feira à tarde, que aceitou a proposta do Governo (a deliberação foi aprovada em Conselho de Ministros no final de janeiro) de nomeação do tenente-general Nunes Borrego para o cargo de chefe do Estado-Maior da Força Aérea – e respetiva promoção a General –, sucedendo Nunes Borrego ao general Manuel Rolo, que termina o seu mandato a 24 de fevereiro.

A posse está prevista para esta terça-feira, às 15h00, no Palácio de Belém.

Tenente-general piloto aviador, Joaquim Manuel Nunes Borrego era, desde setembro de 2016, o Comandante Aéreo da Força Aérea Portuguesa.

Nunes Borrego nasceu a 14 de Setembro de 1960, em Pinhel, ingressando na Academia da Força Aérea em 1979, onde concluiu a licenciatura em Ciências Militares Aeronáuticas em 1983.

Do seu currículo consta uma colocação na EURONATO, na Base Aérea de Sheppard, nos EUA, onde foi piloto instrutor e avaliador. Desempenhou funções em várias esquadras e foi oficial de operações e comandante de esquadra.

Em 2008 foi colocado como comandante da Base Aérea n.º 5, requalificando-se na aeronave F-16 OCU, e foi promovido a oficial general em 2010, sendo colocado na Academia da Força Aérea nas funções de 2.º comandante, altura em que assumiu funções de chefe de gabinete do então chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

O tenente-general Nunes Borrego esteve à frente do programa de alienação de aeronaves F-16, em 2016, sendo promovido a tenente-general a 24 de Setembro desse ano, data em que assumiu o Comando Aéreo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+