Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Açores

Raro nevão pinta de branco ilhas do Corvo e das Flores

21 fev, 2019 - 19:28

As imagens e vídeos publicados nas redes sociais mostram campos, estradas e viaturas cobertas por flocos de neve.

A+ / A-
Raro nevão atinge grupo Ocidental dos Açores
Raro nevão atinge grupo Ocidental dos Açores

As ilhas das Flores e do Corvo, no grupo Ocidental dos Açores, ficaram esta quinta-feira pintadas de branco por um raro nevão.

As imagens e vídeos publicados nas redes sociais mostram campos, estradas e viaturas cobertas por flocos de neve.

Morro Alto, na ilha das Flores, e Caldeirão, na ilha do Corvo, foram alguns dos locais atingidos pelo nevão.

Na mais pequena ilha do arquipélago, com cerca de 430 habitantes, o Corvo, no Caldeirão, a 650 metros de altitude, foi um dos locais mais procurados pelas pessoas para observar a queda de neve, informou o presidente da câmara, José Manuel Silva.

O autarca adiantou que habitantes aproveitaram para registar o momento em fotografia e vídeo, que partilharem nas redes sociais.

Também na ilha das Flores a neve fez-se sentir no lugar do Morro Alto, referiu o vice-comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz, Aníbal Lopes.

Apesar de pouco frequente, a queda de neve é um fenómeno que ocorre nos Açores. Na montanha da ilha do Pico, a 2.351 metros, o ponto mais alto do país, a neve é visível todos os invernos.

Os Açores estão a registar temperaturas anormalmente baixas na sequência da passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão Júlia.

O nevão acontece numa altura em que os Açores estão na rota da depressão Kyllian, que deverá atingir o arquipélago no sábado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê um aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima, colocou o grupo Ocidental sob aviso vermelho.

Saiba Mais
      Comentários
      Tem 1500 caracteres disponíveis
      Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

      Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

      Destaques V+