Tempo
|
A+ / A-

Paços de Ferreira. Depois da festa, megaoperação apreende telemóveis e drogas na prisão

15 fev, 2019 - 10:43 • Lusa

Mais de 100 operacionais participaram nestas rusgas.

A+ / A-

A Guarda Prisional apreendeu telemóveis, drogas e outros artigos numa megaoperação na cadeia de Paços de Ferreira. Estiveram envolvidos mais de 100 operacionais nesta busca, que iniciou na noite de quinta-feira e terminou esta madrugada.

Foram mobilizados dois esquadrões da força especial da Guarda Prisional (Grupo de Intervenção e Segurança Prisional, GISP), guardas do próprio Estabelecimento Prisional (EP) de Paços de Ferreira e cães-polícias.

Em comunicado, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) detalha que da busca resultou a apreensão de 79 telemóveis (proibidos em ambiente prisional), 20 ampolas de anabolizantes, oito seringas, uma balança de precisão, um passaporte, dois pares de luvas de luta.

Também apreendidos foram um alambique artesanal, dois baldes de fruta fermentada, centenas de comprimidos, 45 maços de tabaco, seis caixas de tabaco avulso, 98 gramas de haxixe, 20 gramas de heroína e um grama de cocaína.

"Esta ação decorreu sem que se tivesse verificado qualquer tipo de incidentes e os reclusos em cuja posse foram apanhados os objetos e bens ilícitos serão objeto do procedimento disciplinar e/ou criminal previstos na lei", sublinha a DGRSP.

Reclusos filmaram festa

A busca enquadrou-se no trabalho de prevenção e combate à entrada e circulação de produtos e bens ilícitos em contexto prisional, bem como da informação recolhida e tratada a propósito da ocorrência verificada na cadeia de Paços de Ferreira, onde, no sábado, um grupo de reclusos organizou uma festa e transmitiu-a em direito para o exterior, através de telemóvel.

Questionada na quarta-feira sobre o assunto, a diretora da cadeia recusou-se a dar explicações sobre esse episódio, alegando que o assunto está sob investigação.

"Isso agora está a ser investigado. Acho que vai ser uma investigação rápida", afirmou Maria Fernanda Barbosa, em resposta a perguntas de deputados no âmbito da audição realizada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Antes, na segunda-feira, o PSD pediu a audição no parlamento da ministra da Justiça para dar explicações sobre episódios recentes de festas em estabelecimentos prisionais, considerando que "faltam recursos e falta organização" neste setor.

No requerimento, o PSD cita notícias segundo as quais, na tarde do passado sábado, um grupo de reclusos do EP de Paços de Ferreira terá organizado uma festa de aniversário e transmitido, através de telemóvel, imagens da festa em direto "sem que seja visto um único guarda prisional por perto".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Paulos
    15 fev, 2019 12:48
    ...dps de casa arrombada é que se colocam trancas nas portas... ... estas fiscalizações não deveriam ser feitas sem aviso prévio, sem mesmo os directores dos presídios saberem, para que não estivessem preparados para a ocorrência? Assim é que se via se a "casa anda arrumada" ou se os directores são coniventes com as situações.

Destaques V+