Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - O que é a Inteligência Artificial? - 9/02/2019

Da Capa à Contracapa

O que é a inteligência artificial?

09 fev, 2019


Que relação tem com a inteligência humana? Será que algum dia vai superar a inteligência dos seus criadores? Esta semana o desafio que temos para si é que projete a sua inteligência no futuro.

O convidado do Da Capa à Contracapa é o Presidente e Professor do instituto Superior Técnico, Arlindo Oliveira, académico, investigador e escritor, autor de um novo ensaio que acaba de ser lançado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre Inteligência Artificial.

Autor de mais de 100 artigos científicos, vários artigos em conferências e do livro The Digital Mind , publicado pela MIT Press , Arlindo Oliveira é licenciado em engenharia pelo Instituto Superior Técnico e doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley . É membro sénior do IEEE e da Academia Portuguesa de Engenharia. É também o Head of the Portuguese node of ELIXIR.

Para esta conversa, onde procuramos descobrir em que ponto estamos dessa grande aventura tecnológica, convidámos também alguém que nos mostra como é estar a viver na primeira pessoa a chamada Quarta Revolução Industrial: Paulo Gomes, especialista na área da inteligência artificial, é o Head of Artificial Intelligence & Machine Learning na CRITICAL Software. Que se juntará a nós via Skype.

Ao longo de mais de duas décadas, Paulo Gomes publicou mais de 100 artigos científicos sobre inteligência artificial, lecionou vários cursos sobre o tema na Universidade de Coimbra, apresentou dezenas de trabalhos sobre AI em várias conferências e liderou um amplo leque de projetos empresariais nesta área. Nos últimos oito anos foi também CEO de uma startup especializada na área de AI, que comercializava, à escala global, soluções avançadas de análise de dados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.