Tempo
|
A+ / A-

“Nova” praça de Espanha vai ter jardim, riacho e custar seis milhões

08 fev, 2019 - 09:08 • Redação com Lusa

A autarquia promoveu um concurso de ideias para a requalificação daquela zona. Obra deve ficar concluída em 2020.

A+ / A-

O objetivo é "libertar várias áreas cobertas de alcatrão" da praça para um parque urbano. A Câmara de Lisboa discute na próxima semana uma proposta para lançar a empreitada do projeto da praça de Espanha, no valor de mais de seis milhões de euros.

O vereador do Urbanismo, Manuel Salgado (PS), apresenta uma proposta para que o executivo municipal aprove a empreitada para a "rede viária e espaços exteriores da praça de Espanha", com um preço base de 6 milhões e 637 mil euros, com um prazo de 10 meses para a execução da obra, mais um ano de manutenção de espaços verdes.

De acordo com a proposta, a "nova rede viária e do espaço público que a enquadra constitui um elemento essencial da requalificação urbana da área de intervenção, que terá como expoente máximo a execução do novo Parque Urbano da Praça de Espanha".

A autarquia promoveu um concurso de ideias para a requalificação daquela zona e a proposta vencedora será apresentada oficialmente na segunda-feira. Mas a revista “Time Out” revelou que o atelier NPK - Arquitetos Paisagistas Associados venceu o concurso com um projeto que enfatiza a continuidade entre a praça de Espanha e o Jardim da Gulbenkian, incluindo uma ponte pedonal a ligar os dois espaços.

O vereador do Urbanismo enunciou à Lusa em 2017 a intenção de "libertar várias áreas cobertas de alcatrão" da praça para um parque urbano. "Foram feitos os estudos de tráfego que mostram que é possível libertar várias áreas que hoje estão cobertas de alcatrão e tornar utilizável este espaço ao qual as pessoas não acedem, porque há tanta rua, tanto carro a passar e organizado de tal maneira que a zona verde do meio mesmo junto ao arco, onde estão as árvores, as pessoas não vão lá, têm medo de atravessar e chegarem ao centro da atual Praça de Espanha", declarou na altura Manuel Salgado.

O parque urbano deverá ter "dimensão superior a duas vezes o Jardim da Estrela", de acordo com informação do presidente da Câmara, devendo estar concluído em 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+