Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governador pede escusa nas decisões do Banco de Portugal sobre a Caixa

08 fev, 2019 - 12:30 • Redação

Carlos Costa foi administrador da Caixa Geral de Depósitos entre 2004 e 2006, período em que foram aprovados vários "créditos problemáticos".

A+ / A-

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, pede escusa nas decisões do Banco de Portugal sobre a auditoria à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

As indicações dadas por Carlos Costa constam de um comunicado divulgado no portal do Banco de Portugal, no qual pede para não participar nas decisões da entidade que lidera sobre a auditoria da EY, a 15 anos de gestão da CGD.

O governador lembra que, tendo em conta que o seu mandato na CGD (2004 a 2006) está incluído no período que foi objeto de análise na auditoria (entre 2000 e 2015), comunicou ao Conselho de Administração do Banco de Portugal a sua intenção de não participar nas decisões do supervisor decorrentes das conclusões desta auditoria. A decisão foi aceite pelo Conselho de Administração.

O comunicado esclarece ainda que "durante todo o período em que exerceu funções de administrador na CGD, o Governador não teve responsabilidades nas áreas de crédito, risco, acompanhamento de clientes ou de controlo e auditoria interna".

Carlos Costa diz ainda que está "totalmente disponível" para prestar "todos os esclarecimentos que a Assembleia da República entender necessários".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+