Tempo
|
Francisco Assis-João Taborda da Gama
Um eurodeputado e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver em Lisboa olham para os principais temas da atualidade. Às terças e quintas, às 9h15
A+ / A-
Arquivo
Francisco Assis e João Taborda da Gama - 07/02/2019

J. Taborda da Gama

Trotinetes. "Câmaras têm de criar sítios de estacionamento em número ultrasuficiente"

07 fev, 2019


Eurodeputado socialista diz que fenómeno das trotinetes e bicicletas também existe em "grande escala" em cidades como Bruxelas e Estrasburgo. "Vamos experimentando, vamos adaptando os nossos hábitos e os problemas vão-se resolvendo", diz.

O comentador da Renascença João Taborda da Gama defende a criação de mais locais de estacionamento para meios de transporte alternativo como as trotinetes ou bicicletas. "As câmaras têm de criar sítios de estacionamento em número ultrasuficiente", diz.

O professor universitário e advogado considera essencial a utilização destes meios de transporte, embora reconheça a existência de alguns problemas associados. "Tudo o que sejam meios de mobilidade suave - bicicletas (elétricas ou não); trotinetes, complementariedade com veículos partilhados - tudo o que nos faça poder deixar o carro em casa é fundamental", diz.

Taborda da Gama lembra que as regras para este setor existem e que o Código da Estrada prevê o que acontece, por exemplo, em casos de mau estacionamento destes veículos. O comentador da Renascença considera ainda que o fenómeno é recente e que os utilizadores têm de ir sendo educados para as devidas regras.

Na mesma linha, Francisco Assis recorda que o fenómeno das trotinetes e bicicletas é algo a que se assiste também "em grande escala" noutras cidades europeias, como Bruxelas ou Estrasburgo, e que também tem criado problemas. "Defendo este modelo da experimentação. Vamos experimentando, vamos adaptando os nossos hábitos e os problemas vão-se resolvendo", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.