Tempo
|
A+ / A-

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde suspende relações institucionais com a Ordem dos Enfermeiros

05 fev, 2019 - 12:16

Secretário de Estado considera que não existem "condições para dar continuidade às reuniões regulares com a Ordem dos Enfermeiros, dado que a sua bastonária tem extravasado as atribuições da associação profissional que representa".

A+ / A-

O secretário de Estado Adjunto da Saúde (SEAS), Francisco Ramos, "suspendeu temporariamente as relações institucionais com a Ordem das Enfermeiros (OE)". A informação foi prestada à Renascença por fonte do gabinete do secretário de Estado.

O secretário de Estado considera que não existem "condições para dar continuidade às reuniões regulares com a Ordem dos Enfermeiros, dado que a sua bastonária tem extravasado as atribuições da associação profissional que representa".

A situação "foi comunicada em reunião com a bastonária Ana Rita Cavaco e com o vice-presidente, Luís Barreira", informa o comunicado.

"A decisão tem por base as posições que têm sido tomadas pela Bastonária da OE em sucessivas ocasiões e, em particular, no que diz respeito à greve 'cirúrgica', que tem vindo a apoiar publicamente, incentivando à participação dos profissionais", lê-se também na nota.

O comunicado adianta que a paralisação dos enfermeiros "tem vindo a afetar vários centros hospitalares do Serviço Nacional de Saúde e, desde dia 31 janeiro, já levou ao cancelamento de mais de 650 cirurgias".

"Esta suspensão temporária não colocará em causa as relações entre o Ministério da Saúde e os profissionais de enfermagem", remata a nota de imprensa.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros já reagiu, acusando o secretário de Estado Francisco Ramos de agir em função de estados de alma.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Hugo
    05 fev, 2019 Odivelas 13:51
    https://ordemdosmedicos.pt/jornal-medico-bastonario-da-om-apoia-medicos-em-greve/ O Sr. secretario já suspendeu relações institucionais com a ordem dos médicos?
  • Cidadao
    05 fev, 2019 Lisboa 12:39
    Não gostam de sindicatos que não alinham pelas posições do governo. Preferem aqueles que convocam manifs inofensivas e bem ordeiras, e greves de 1 dia ...

Destaques V+