Tempo
|
A+ / A-

“Marcelo não foi visitar criminosos nem suspeitos, foi visitar um bairro”

05 fev, 2019 - 09:52

Pedro Santos Guerreiro considera que as declarações do presidente da Associação Sindical dos Polícias sobre a visita ao Bairro da Jamaica são provocatórias.

A+ / A-

O comentador Pedro Santos Guerreiro critica as declarações do presidente da Associação Sindical dos Polícias. Paulo Rodrigues acusou Marcelo Rebelo de Sousa de ter “desprezado” os polícias ao visitar o Bairro da Jamaica.

O diretor do "Expresso" recorda que nem todos os moradores do bairro são criminosos, pelo contrário são as principais vítimas do crime que existe.

“Usamos muitas vezes a expressão das declarações infelizes, que é um eufemismo. Mas neste caso não as considero sequer infelizes, são erradas e desproporcionadas e são até provocatórias, porque sabemos em que momento está o Bairro da Jamaica, e depois de que confrontação se tornou notícia e se tornou visível, porque era um bairro absolutamente invisível para a sociedade portuguesa.”

“É um bairro que vive em condições indignas, onde há indícios de criminalidade, como tráfico de droga, agora, as primeiras vítimas da criminalidade dos bairros invisíveis são os outros moradores, e Marcelo não foi visitar criminosos nem suspeitos de crimes, foi visitar um bairro”, disse Pedro Santos Guerreiro no seu espaço de comentário, no programa As Três da Manhã, da Renascença.

O comentador recorda que o Presidente nem sequer levou a comunicação social com ele, mas que é bom que um bairro que esteve nas notícias pelas piores razões “é bom que também esteja pelas melhores, ou pelo menos por razões melhores”.

Pedro Santos Guerreiro acredita que Paulo Rodrigues poderia ter escolhido melhores termos para dizer aquilo que pretendia, “que no fundo é que também quer que o Presidente dê atenção às condições de trabalho dos polícias, mas as suas palavras não vão nada nesse sentido, pelo contrário, são bastante provocatórias e ainda por cima sobre um bairro em que sabemos que a tensão social e policial existe.”

Ao escolher estas palavras, porém, o presidente da ASP terá prestado um “péssimo serviço” à própria polícia.

Paulo Rodrigues começou por criticar o Presidente nas redes sociais, acusando-o de "desprezar" a polícia e depois, em declarações à Renascença, afirmou que Marcelo Rebelo de Sousa se colocou "contra a polícia".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pisaste na bola
    05 fev, 2019 Lisboa 18:36
    O Presidente dos afectos, pisou na bola. Não podia estar quieto, teve de ir meter o bedelho e fê-lo indo visitar os que receberam a Polícia à pedrada, que logo aproveitaram para a mensagem de propaganda do costume. Se não for de imediato visitar a Esquadra da Polícia que esteve envolvida na quebra de Ordem - porque apedrejamento de Polícias não é senão isso - e conversar com os Polícias que dão o corpo ao manifesto, numa profissão de risco que poucos querem, mas é essencial, para não termos de dormir com uma caçadeira ao lado da cama, e andar na rua com uma arma em cada bolso, aí sim, vai passar realmente a mensagem que está do lado do bairro e contra as forças de autoridade. Isso era o cúmulo, vindo do Presidente. Sugiro que de futuro pense melhor no que faz, em vez de andar de beijinho pronto e para as pessoas erradas.
  • Cidadao
    05 fev, 2019 Lisboa 12:43
    Marcelo foi passar a mensagem que a Polícia excedeu-se e os do bairro têm razão em andar por aí a incendiar automóveis e caixotes do lixo. Ele até pode dizer e acreditar, que não o fêz. Mas para os do Bairro e para organizações tipo SOS Racismo, foi isso que ele fêz.

Destaques V+