Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Venezuela - 04/02/2019

​H.Raposo

“Guaidó tem legitimidade, mas pressão exterior pode levar a um cenário ainda pior”

04 fev, 2019


Portugal reconheceu esta segunda-feira Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, assim como outros países da União Europeia.

O comentador da Renascença Henrique Raposo adverte para os riscos da pressão internacional perante a situação na Venezuela.

Raposo considera que “Juan Guaidó tem a legitimidade do seu lado”, mas lembra que já houve outras situações no passado que demonstram que demasiada “pressão exterior pode levar a um cenário ainda pior”.

Raposo recorda, por exemplo, as mais recentes intervenções militares dos Estados Unidos ou a Primavera Árabe que “complicaram o que já era complicado”.

Também Jacinto Lucas Pires vê dificuldades neste momento político da Venezuela. Transição pacífica “vai ser difícil acontecer”, diz o escritor.

"Isto não é uma questão ideológica de direita/esquerda. É uma questão de regime, em causa, democracia ou tirania", acrescenta Lucas Pires.

A situação política na Venezuela foi um dos temas em debate no espaço de opinião das segundas-feiras de "As Três da Manhã", no dia em que vários países, entre os quais Portugal, reconhece Juan Guaidó como presidente interino do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.