Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CP vai investigar queda de motor de comboio na Linha do Minho

01 fev, 2019 - 10:48 • Redação

Incidente aconteceu na noite de quinta-feira quando o comboio fazia a ligação Porto/Valença. Seguiam a bordo 15 passageiros.

A+ / A-

A CP vai investigar a avaria que levou um comboio regional a perder o motor perto da localidade de Afife, em Viana do Castelo, quando fazia a ligação Porto-Valença, durante a noite desta quinta-feira.

“A unidade foi rebocada por comboio socorro e está a ser encaminhada para a oficina de Contumil, local onde as equipas técnicas da CP e da EMEF farão as necessárias analises técnicas para apurar as circunstâncias e causas desta ocorrência, bem como eventuais medidas preventivas e corretivas que se revelem necessárias”, pode ler-se num comunicado oficial.

Segundo a CP, esta ocorrência deveu-se à “fratura do veio de transmissão entre um motor diesel e a caixa de transmissão”, o que terá originado a quebra de um dos apoios do motor diesel.

Os 15 passageiros tiveram de descer para a linha, tendo sido chamados vários táxis para realizar o transbordo.

O incidente ocorreu com uma automotora alugada pela CP à congénere espanhola Renfe.

O dirigente sindical da FECTRANS disse que este acidente veio mostrar que a opção por comboios espanhóis foi errada e “dá força” ao que têm vindo a dizer: “Não são solução para a falta de material em Portugal, mas deve-se antes reparar aquilo que existe e está imobilizado, neste momento, e depois partir-se para a aquisição de novos equipamentos”, afirmou José Manuel Oliveira à Renascença.

O comboio saiu do Porto às 20h15 com destino a Valença. Já perto das 22h00, na zona de Afife, o motor caiu e foi arrastado, tendo danificado a via.

A Associação de Utentes de Comboios de Portugal não estranha que o problema tenha ocorrido com uma automotora alugada a Espanha. Nuno Lopes diz que não é a primeira vez que se registam incidentes com estas composições.

“Estas automotoras, com toda a manutenção que se faça, parte delas já está obsoletas. Já ouvi episódios, por exemplo, na linha do Douro de um comboio pegar fogo. Um comboio semelhante a este. Portanto, não é nada que nos surpreenda”, afirma.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VSR
    01 fev, 2019 Coimbra 16:39
    A CP é que vai investigar?! Então e o GPIAAF? Se a CP for a única a investigar, é mais uma vergonha nacional, pois a CP é parte envolvida no incidente e logo não tem a necessária independência para a condução da investigação e para a obtenção de conclusões, especialmente se a dada altura a empresa descobrir que as causas do acidente tendem para o seu lado. Também vamos pôr as companhias aéreas a investigar os acidentes de aviação? Ou suspeitos ou vítimas a fazer investigação criminal?!
  • Jose TEIXEIRA
    01 fev, 2019 Andorra 13:30
    Os comboios regionais estao todos velhos
  • 01 fev, 2019 12:30
    Ontem um senhor de oculos na rtp 3! Disse que voces estao a contribuir para a desconfianca das pessoas "a caixa esta bem de saude!

Destaques V+