Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CGD

Caixa fecha 2018 com lucro de 496 milhões

01 fev, 2019 - 17:45 • Agência Lusa

Valor está bem acima dos 51,9 milhões de euros de lucros registados em 2017.

A+ / A-

Leia também:


A Caixa Geral de Depósitos (CGD) teve lucros consolidados de 496 milhões de euros em 2018, bem acima dos 51,9 milhões de euros registados em 2017, divulgou esta sexta-feira o banco público.

Este é o segundo ano consecutivo de lucros da CGD, depois de entre 2011 e 2016 os prejuízos acumulados terem superado os 3.800 milhões de euros.

A CGD está envolvida numa polémica desde a semana passada devido à divulgação da versão preliminar de uma auditoria à gestão entre 2000 e 2015.

Datada de dezembro de 2017, a auditoria revelou concessão de créditos mal fundamentada, atribuição de bónus aos gestores com resultados negativos, interferência do Estado e aprovação de empréstimos com parecer desfavorável ou condicionado da direção de risco.

Uma nova comissão parlamentar de inquérito à CGD deve agora avançar, depois de o CDS-PP ter negociado com PS, BE e PSD um texto comum de proposta.

O presidente executivo da CGD entregou hoje ao início da tarde, no Parlamento, a versão final da auditoria, depois de a Procuradoria-Geral da República não se ter oposto à sua divulgação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+