Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lula não pode ir a funeral do irmão, mas pode encontrar-se com familiares

30 jan, 2019 - 16:01 • Marta Grosso

O enterro é esta quarta-feira. A saída de Lula da Silva da prisão foi primeiro negada, mas o antigo Presidente brasileiro recorreu e o Supremo autorizou o encontro com familiares.

A+ / A-

O antigo Presidente do Brasil, atualmente detido, não foi autorizado a ir ao velório e funeral do irmão mais velho, Genival Inácio da Silva. Lula da Silva apenas poderá encontrar com os familiares numa unidade militar e se o corpo for levado até lá.

“Concedo ordem de habeas corpus de ofício para, na forma da lei, assegurar ao requerente Luiz Inácio Lula da Silva o direito de se encontrar exclusivamente com os seus familiares, na data de hoje, em Unidade Militar na Região, inclusive com a possibilidade de o corpo ser levado à referida unidade militar [em São Bernardo], a critério da família”, diz a decisão do presidente do Supremo Tribunal, Dias Toffoli.

A decisão foi conhecida esta quarta-feira de manhã, dia do velório e funeral, e decorreu de um recurso colocado pelos advogados de Lula da Silva, depois de a 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba ter negado o pedido do ex-presidente para comparecer nas cerimónias fúnebres.

A juíza Carolina Lebbos considerou que não havia tempo útil para tratar da logística do transporte.

Agora, o presidente do Supremo Tribunal Federal revoga essa decisão e autoriza Lula da Silva a encontrar-se com familiares.


Vavá, como era conhecido o irmão de Lula da Silva, morreu na terça-feira, com 79 anos, vítima de cancro. Lula enviou uma mensagem, que foi lida no funeral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+