Tempo
|
A+ / A-

CGD "não voltará a ter injeção de dinheiro público", garante Mourinho Félix

30 jan, 2019 - 13:36 • Agência Lusa

"Porque não precisa e também porque não pode, no quadro daquilo que é a sua gestão", referiu o secretário de Estado Adjunto e das Finanças na comissão parlamentar sobre o banco público, esta quarta-feira.

A+ / A-

O secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, disse esta quarta-feira que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) "não voltará a ter uma injeção de dinheiro público", durante a comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

"A Caixa não voltará a ter uma injeção de dinheiro público e não voltará porque não precisa, não voltará também porque não pode, no quadro daquilo que é a sua gestão", referiu Ricardo Mourinho Félix na sua intervenção naquela comissão.

Ricardo Mourinho Félix disse, sobre a recapitalização da Caixa em 2016, de quase 5.000 milhões de euros, que foi um processo "único ao nível europeu, que permitiu que a Caixa hoje se mantenha um banco 100% público, que fique muito claro".

O secretário de Estado, questionado pelos deputados sobre a independência da CGD, esclareceu que "a Caixa não é independente, tem uma indicação estatégica, tem é uma independência operacional, e executa a nível operacional as indicações estratégicas do acionista", o Estado.

"Não lhe cabe, não pode, não deve, não dará o acionista a indicação de fazer a operação A ou B", declarou, acrescentando que "foi isso que no passado levou a Caixa a prejuízos, foi isso que levou a Caixa a que tivesse que ter uma injeção de capital de uma magnitude que foi aquela que conhecemos".

Ricardo Mourinho Félix assinalou que agora a CGD é uma instituição "lucrativa, viável e que prossegue fins que outros bancos não prosseguem", referindo-se ao papel público do banco.

Entretanto, esta quarta-feira foi anunciado que o Parlamento vai decidir, no próximo dia 14 de fevereiro, se avança com uma nova comissão de inquérito à CGD.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+