Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA e talibã já têm esboço para a paz no Afeganistão, mas o caminho ainda é longo

28 jan, 2019 - 21:50 • Redação

Negociadores acertaram "esboço de plano de trabalho que ainda tem de ser desenvolvido".

A+ / A-

Negociadores dos Estados Unidos e dos rebeldes talibã chegaram a um acordo de princípio para um esboço de acordo que pode abrir o caminho para conversações de paz no Afeganistão ao fim de 17 anos de conflito.

A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo enviado norte-americano, Zalmay Khalilzad, em entrevista ao jornal “The New York Times”.

“Nós temos um esboço de plano de trabalho que ainda tem de ser desenvolvido antes de se tornar num acordo”, sublinhou Zalmay Khalilzad.

De acordo com o esboço elaborado nas rondas negociais que decorreram no Qatar, os talibãs prometem que o território afegão deixará de ser porto de abrigo para terroristas.

“Para nossa satisfação, os talibãs comprometem-se em fazer o necessário para prevenir que o Afeganistão se tornar numa plataforma para o terrorismo internacional”, afirma o negociador.

Os rebeldes terão também de aceitar um cessar-fogo e negociar diretamente com o Governo afegão, o que não ainda aconteceu nesta ronda de negociações.

Se as difíceis conversações chegarem a bom porto, podem significar o fim de 17 anos de conflito sangrento no Afeganistão e a retiradas das tropas norte-americanas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+