Tempo
|
A+ / A-

Jornada Mundial da Juventude

Jovens não são o futuro, mas o “agora” de Deus, diz o Papa

27 jan, 2019 - 13:47 • Filipe d'Avillez , Aura Miguel (enviada ao Panamá)

Francisco exortou os presentes na missa final da Jornada Mundial da Juventude a crerem num Deus próximo e real em vez de um senhor distante e que não incomode.

A+ / A-
Jovens não são o futuro, mas o “agora” de Deus, diz o Papa
A homilia do Papa na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá

Veja também:



O Papa Francisco pediu este domingo aos jovens reunidos para celebrar com ele a missa final da Jornada Mundial da Juventude que não adiem os planos que Deus tem para eles, dizendo que eles não são o futuro, mas o “agora” de Deus.

Na homilia da missa que teve lugar no Campo São João Paulo II, no Panamá, Francisco lançou o apelo. “Vós, queridos jovens, não sois o futuro, mas o agora de Deus. Ele convoca-vos e chama-vos, nas vossas comunidades e cidades, para irdes à procura dos avós, dos mais velhos; para vos erguerdes de pé e, juntamente com eles, tomar a palavra e realizar o sonho com que o Senhor vos sonhou.”

“Não amanhã; mas agora! Pois, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração e, aquilo que vos enamora, conquistará não apenas a vossa imaginação, mas envolverá tudo. Será aquilo que vos faz levantar de manhã e incita nos momentos de cansaço, aquilo que vos abrirá o coração enchendo-o de maravilha, alegria e gratidão.”

“Senti que tendes uma missão e apaixonai-vos por ela, tudo dependerá disto. Poderemos ter tudo; mas, se falta a paixão do amor, faltará tudo! Deixemos que o Senhor nos faça enamorar!”, disse Francisco, concluindo: “Irmãos, o Senhor e a sua missão não são um ‘entretanto’ na nossa vida, qualquer coisa de passageiro: são a nossa vida!”

Um Deus próximo e real

O Evangelho deste domingo narra uma passagem em que Jesus se levanta para ler na sinagoga de Nazaré, onde cresceu, e acaba por dizer aos que o ouvem que acaba de se revelar a profecia que leu. Contudo, os seus conterrâneos, que o conheciam desde novo, mostram-se incrédulos.

Segundo o Papa Francisco, também hoje se corre o risco de fazer o mesmo. “Nem sempre acreditamos que Deus possa ser tão concreto no dia-a-dia, tão próximo e real, e menos ainda que Se faça assim presente agindo através de alguém conhecido, como um vizinho, um amigo, um parente. Nem sempre acreditamos que o Senhor nos possa convidar a trabalhar e meter as mãos na massa juntamente com Ele no seu Reino de forma tão simples, mas incisiva.”

“Não é raro comportarmo-nos como os vizinhos de Nazaré, preferindo um Deus à distância: magnífico, bom, generoso, mas distante e que não incomode. Porque um Deus próximo no dia-a-dia, amigo e irmão pede-nos para aprendermos proximidade, presença diária e, sobretudo, fraternidade. Ele não quis manifestar-Se de modo angélico ou espetacular, mas quis dar-nos um rosto fraterno e amigo, concreto, familiar. Deus é real, porque o amor é real; Deus é concreto, porque o amor é concreto”, disse Francisco.

E é precisamente esta “dimensão concreta do amor aquilo que constitui um dos elementos essenciais da vida dos cristãos”, concluiu o Papa.

Próxima JMJ é em Portugal

Ainda na missa final desta Jornada Mundial da Juventude, o cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, anunciou formalmente o local da próxima JMJ, que se vai realizar em Portugal, em 2022.

A Renascença sabe que a Jornada será no verão.

A JMJ é um evento que reúne centenas de milhares, ou em alguns casos milhões, de jovens de todo o mundo e que, desde o seu início, tem contado sempre com a presença do Papa.

O evento foi criado por João Paulo II. Bento XVI presidiu a três jornadas, em Colónia, Austrália e Madrid e esta JMJ no Panamá é a terceira de Francisco, que esteve também presente em Cracóvia e no Rio de Janeiro.

Sem redes sociais nem apps, Maria foi a maior “influencer” da história
Sem redes sociais nem apps, Maria foi a maior “influencer” da história
Via-Sacra. ​Papa critica quem vê “migrante como portador de mal social”
Via-Sacra. ​Papa critica quem vê “migrante como portador de mal social”
Após consagrar altar, Papa saúda Marcelo no abraço da paz
Após consagrar altar, Papa saúda Marcelo no abraço da paz
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+