Tempo
|
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 25/01/2019

Visto de Fora

Violência no bairro da Jamaica. “Há preconceitos de ambos os lados”

25 jan, 2019 • Miguel Coelho


Na edição desta semana do "Visto de Fora", debate-se também a timidez da resposta europeia à situação na Venezuela e o que pode resultar da candidatura dos "Coletes Amarelos" franceses ao Parlamento Europeu.

No rescaldo de uma semana marcada por episódios de vandalismo e pela polémica sobre a intervenção policial no Seixal, os comentadores do “Visto de Fora” olham para o que se passou. Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez constatam posições demasiado extremadas, mas encontram uma explicação: as décadas de abandono e degradação do chamado bairro da Jamaica.

As desigualdades no mundo, que têm vindo a crescer, são igualmente um dos ângulos de análise do Fórum de Davos, que decorre na Suíça. Olivier e Begoña comentam as ausências e presenças e as sombras que marcam o encontro, incluindo o crescimento dos populismos.

Também nesta edição, a timidez da resposta europeia à situação na Venezuela e o que pode resultar da candidatura dos "Coletes Amarelos" franceses ao Parlamento Europeu.

No plano nacional, o “Visto de Fora” analisa ainda a controvérsia sobre os empréstimos ruinosos na Caixa Geral de Depósitos.

E saberão Olivier e Begoña “tirar nabos da púcara”?

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.