Tempo
|
A+ / A-

Doze países já reconheceram Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela

23 jan, 2019 - 21:38 • Joana Gonçalves

Chefe da Assembleia Nacional venezuelana autoproclamou-se Presidente interino do país esta quarta-feira. Quatro nações ficam ao lado de Maduro, que promete dar luta.

A+ / A-

Milhares de pessoas manifestaram-se esta quarta-feira, em várias partes do mundo, contra o Governo venezuelano de Nicolás Maduro.

O protesto serviu também para assinalar o golpe de Estado de 23 de Janeiro de 1958, que pôs fim à ditadura do general Marcos Perez Jiménez, marcando o início do processo democrático na Venezuela.

Em Portugal, no Funchal, mais de quatro centenas de manifestantes aderiram ao movimento contra Maduro. Isto antes de Juan Guaidón, presidente da Assembleia Nacional do país, se ter autoproclamado Presidente interino da Venezuela.

Estados Unidos, Canadá e Brasil foram os primeiros a reconhecer Guaidón como líder interino do país. O número de nações que apoia o novo líder já ascende às 12. Do lado oposto, o golpe já foi rejeitado pela Rússia, Cuba, Turquia, Bolívia e México.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirma o seu pleno respeito "à vontade inequívoca" mostrada pelo povo da Venezuela e disse esperar que Nicolas Maduro "compreenda que o seu tempo acabou".

O Governo português, através da conta oficial de Twitter do Ministério dos Negócios Estrangeiros, disse que a prioridade neste momento é garantir a proteção dos cerca de 300 mil portugueses e lusodescendentes que vivem na Venezuela.

Num outro tweet na mesma conta, o MNE apela "a que não haja violência na Venezuela" e que "seja respeitada a legitimidade da Assembleia Nacional e também respeitado o direito das pessoas a manifestarem-se pacificamente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+