Tempo
|
Nota de Abertura
Nota de Abertura
A+ / A-

Exemplos de mau jornalismo

21 jan, 2019 • Opinião de Nota de Abertura


Informar é trabalhar sobre a vida, com tudo o que ela encerra - de melhor e de menos bom.

Nos últimos dias, assistimos em Portugal a exemplos de mau jornalismo. Exemplos que violam a liberdade e a dignidade, de pessoas e instituições.

Porque o bom jornalismo utiliza meios leais de investigação, para depois chegar a conclusões.

Já o mau jornalismo começa pelas conclusões, a partir dos seus próprios preconceitos, e não olha a meios para as justificar.

Claro que a informação pode ser anúncio ou denúncia. Sobre aquilo que nos preocupa e cerca. Mas também sobre aquilo que nos alegra e dá esperança.

Tudo tem o seu espaço. Porque informar é trabalhar sobre a vida, com tudo o que ela encerra - de melhor e de menos bom.

Em Portugal, há bom jornalismo e há bons profissionais.

Mas aquilo a que assistimos recentemente, designadamente em reportagens apresentadas na TVI, não é jornalismo de investigação. É, apenas, uma negação do jornalismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FERNANDO MACHADO
    23 jan, 2019 PORTO 14:34
    OS CHAMADOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, MAS QUE LINDO NOME, ESTÃO ENTREGUES A EMPRESAS QUE SE ESTÃO "DEFECANDO" PARA A VERDADE E PARA A PROFISSÃO DOS JORNALISTAS, MUITOS DELES E DELAS COM GRANDE CATEGORIA. O QUE É PRECISO É QUE HAJA FAKE NEUWS (MAS QUE LINDO NOME) NOTÍCIAS FALSAS.
  • Civilização em perigo
    21 jan, 2019 Almada 18:44
    Não é nos últimos dias que assistimos em Portugal a exemplos de mau jornalismo, é nos últimos anos e o mau jornalismo está em todo o lado. Informação não é diversão, é algo sério e útil para as pessoas e que por isso elas devem saber. Aquilo que nos alegra e dá esperança é por exemplo a cura contra certas doenças, não uma anedota. O problema é que nem tudo tem o seu espaço, o que tem o seu espaço tudo o que seja diversão. Um exemplo de mau jornalismo de hoje entre muitos outros: "Homem morre depois de entrar em jaula de leões num jardim zoológico da Índia". Para começar aconteceu na Índia, depois quando vamos ler, verificamos que o homem entrou na jaula de leões de livre vontade apesar de avisos. Ora estranho seria se não lhe acontecesse nada. Portanto não há aqui nada que seja notícia, ou seja mau jornalismo. Temos jornaleiros que não sabem o que é uma notícia!
  • Idalina
    21 jan, 2019 Amadora 14:29
    Gravações obtidas de forma ilegal são bom jornalismo? Reportagem que passa por cima do direito de privacidade e liberdade religiosa é bom jornalismo? O que a TVI fez foi muito grave! E é muito grave que tão poucos tenham falado do assunto!
  • antonio
    21 jan, 2019 lisboa 08:39
    Depois de ouvir as críticas da RR, foi tver o programa da TVI. Não me parece que se justifique este ataque à jornalista. Parece que sendo vocês uma emissora católica, são pouco cristãos!!!