Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE impõe sanções à Rússia por causa do caso Skripal. Putin promete retaliar

21 jan, 2019 - 17:02 • Redação com Reuters

"Reservamo-nos o direito de aplicar medidas retaliatórias face a esta ação hostil", refere MNE russo em comunicado.

A+ / A-

A União Europeia implementou esta segunda-feira um pacote de sanções aos líderes dos serviços de informação do Exército russo e a dois dos seus agentes suspeitos do envenenamento de um agente duplo russo no Reino Unido há um ano.

O congelamento de bens e proibição de viagens para a UE aplicam-se a Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, os dois suspeitos de tentarem assassinar o espião Sergei Skripal, num envenenamento com Novichok que acabou por afetar também a filha do agente duplo, Yulia.

Os dois homens continuam a negar qualquer envolvimento no incidente, que teve lugar em março de 2018 na cidade inglesa de Salisbury, onde os Skripal vivem.

O caso gerou elevadas tensões diplomáticas entre a Rússia e o Ocidente. As sanções anunciadas esta segunda-feira aplicam-se também ao chefe e vice-chefe da agência de serviços de informação do Exército (GRU), Igor Olegovich Kostyukov e Vladimir Stepanovich Alexseyev.

"Estas designações incluem dois oficiais do GRU e o chefe e vice do GRU, responsáveis pela posse, transporte e uso de um agente nervoso tóxico em Salisbury no fim-de-semana de 4 de março de 2018", lê-se no comunicado da UE após todos os Estados-membros terem aprovado as sanções.

Em resposta ao passo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, criticou as suspeitas "infundadas", referindo que Moscovo "ainda não recebeu qualquer prova" do envolvimento dos agentes no envenenamento.

O Ministério russo dos Negócios Estrangeiros, por sua vez, emitiu um comunicado em que promete "medidas retaliatórias" contra a UE por causa das sanções.

"Reservamo-nos o direito de aplicar medidas retaliatórias face a esta ação hostil. As acusações contra a Rússia e contra os nossos cidadãos no caso Skripal não resistem às críticas."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+