Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurodeputada Maria João Rodrigues investigada por assédio laboral

18 jan, 2019 - 23:14 • Redação

Queixa foi apresentada por um funcionário do Parlamento Europeu. Em causa estão nove alegações contra a vice-presidente do grupo socialista e democrata.

A+ / A-

A eurodeputada socialista Maria João Rodrigues está a ser investigada por assédio laboral pelo Parlamento Europeu, avança o site Politico.

Os serviços do Parlamento Europeu decidiram avançar com uma investigação depois de uma denúncia feita em junho do ano passado e consequente avaliação preliminar.

Em causa estão nove alegações contra Maria João Rodrigues, que é vice-presidente do grupo Socialista e Democrata.

Reduzir o salário e as horas de trabalho a uma funcionária após uma licença de maternidade, pedir a outro colaborador de baixa por doença para trabalhar até altas horas da noite e exigir a um funcionário que trabalhasse mais horas do que era suposto são algumas das queixas contra a eurodeputada.

Numa declaração enviada ao Politico, a antiga ministra para a Qualificação e o Emprego confirma a “existência uma queixa de um assistente sobre entendimentos diferentes dos deveres profissionais enquanto assistente parlamentar”.

“Há um procedimento padrão para lidar com estas situações e definir uma boa solução, mas ainda temos que aguardar pelo desfecho”, sublinha Maria João Rodrigues.

A antiga ministra do primeiro Governo de António Guterres, foi eleita eurodeputada em 2014. Como vice-presidente do grupo Socialista e Democrata, "é responsável pela coordenação geral e interação com as outras instituições da União Europeia e Membros das Comissões EMPL (Emprego e Assuntos Sociais) e ECON (Assuntos Económicos e Sociais)", refere a sua biografia oficial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vitor
    19 jan, 2019 Lisboa 17:46
    Essa do grupo socialista e democrata, alguma coisa não está bem. O que significa um grupo socialista e democrata?? Pensava que vivíamos numa democracia, por isso não é suposto serem os grupos todos democratas???

Destaques V+