Tempo
|
A+ / A-

Detido pirata informático suspeito de roubar emails ao Benfica

16 jan, 2019 - 18:37 • Ricardo Vieira

Rui Pinto foi detido na Hungria, esta quarta-feira. Em causa estão factos suscetíveis de integrarem crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo.

A+ / A-

Um pirata informático, suspeito de roubar emails do Benfica, foi detido esta quarta-feira no âmbito da "Operação Cyberduna", avança a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Identificado há vários meses, Rui Pinto foi capturado na Hungria ao abrigo de um mandado de detenção europeu.

Considerado um "génio da informática", tem 30 anos e é natural de Vila Nova de Gaia.

"Em causa estão factos suscetíveis de integrarem crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo", adianta a Procuradoria-Geral da República (PGR), em comunicado.

A Polícia Judiciária (PJ) está na Hungria "a acompanhar presencialmente a execução da detenção e das diligências subsequentes, no âmbito de uma Decisão Europeia de Investigação".

O diretor da unidade de combate a cibercriminalidade da PJ, Carlos Cabreiro, adiantou, em conferência de imprensa, que a transferência de Rui Pinto para Portugal poderá demorar entre três semanas a um mês.

O “hacker” não ofereceu resistência. Nesta "Operação Cyberduna" foi apreendido um “conjunto vasto” de material informático e outros meios de prova, segundo a mesma fonte.

Questionado se Rui Pinto também é suspeito de roubar informações de um escritório de advogados ligado ao Benfica, Carlos Cabreiro respondeu que “é prematuro ligá-lo a qualquer alvo concreto”.

“O que temos apurado é que há uma constância na prática de crimes, continuação da prática criminosa que se tem vindo a revelar perniciosa para algumas instituições, até para instituições do Estado”, revelou o diretor da unidade de combate a cibercriminalidade.

Rui Pinto é o principal suspeito de roubar dados ao Benfica, mas também de Sporting e FC Porto. Através da página do Facebook Football Leaks, divulgou contratos de jogadores, negócios e outras informações da atividade interna do clube encarnado.

A certa altura terá mesmo desafiado as autoridades portuguesas: "PJ à minha procura? LOL #apanhem-me se puderem", escreveu nas redes sociais.

Em declarações ao "Jornal de Notícias" em setembro do ano passado, o pai contava que "desde o caso do 'Football Leaks' que [Rui Pinto] não pára no mesmo sítio".

"Nessa altura a PJ disse-me que se ele viesse a Portugal era preso. Tem medo de regressar", afirmou à publicação.

"Duvido muito que ele tenha conhecimentos informáticos para fazer o que o acusam. Não é assim tão perito quanto isso. Emigrou há alguns anos. Acho que está a trabalhar como freelancer em informática", sublinhou o pai.

[notícia atualizada às 20h37]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tás feito, pá!
    16 jan, 2019 Marquês 20:27
    O Julgamento vai começar na Sede dos NoNameBoys e Rui Pinto arrisca a pena Capital ... Agora mais a sério, o melhor para ele é ser condenado, e não safar-se por um "pormenor técnico". É que a identidade, fronha, e morada por cá, dele e da família, já corre por aí. A não ser que planeiem mudar-se para a Sede dos super-dragões e mesmo assim ... E agora que já não lhes vai servir de muito ... Eu não queria estar na pele deste gajo. Deste e dos outros que alinharam nisto, então num mundo de paixões extremadas e claques radicais, como o futebol ...

Destaques V+