Tempo
|
A+ / A-

SIC Notícias acaba com "Quadratura do Círculo"

15 jan, 2019 - 13:47 • Redação

Última emissão será a 24 de janeiro. Moderador e comentadores receberam a informação na semana passada.

A+ / A-

O programa Quadratura do Círculo, da SIC Notícias, vai terminar. O plano prevê apenas mais duas emissões - a última será a 24 de janeiro.

Citado pelo DN, o diretor de Informação da estação televisiva, Ricardo Costa, confirmou o fim do programa de debate político, moderado por Carlos Andrade e que tem como comentadores José Pacheco Pereira, Lobo Xavier e Jorge Coelho.

Ricardo Costa acrescentou que o fim do programa, emitido pela SIC desde 2004, se deve "a várias alterações na grelha". Com a mudança de instalações de Carnaxide para Paço de Arcos, no final do mês, "faz mais sentido fazer agora".

"O programa Quadratura do Círculo foi sempre importante para a SIC Notícias e faz parte da sua história, mas vamos apostar em novos formatos", acrescentou o diretor de Informação, sem, contudo, adiantar se o programa será substituído por outro do mesmo género.

O elenco do programa foi informado do final da emissão n semana passada. Contactado pelo DN, Carlos Andrade não quis comentar.

O programa teve origem na TSF, no final dos anos 1980. Chamava-se "Flashback" e era transmitido ao domingo, moderado por Emídio Rangel e com a participação de José Magalhães, José Pacheco Pereira e Vasco Pulido Valente. Este seria substituído por Miguel Sousa Tavares e, depois, por Nogueira de Brito.

Ainda com o nome "Flashback", já nos anos 90, passou a ser transmitido também na televisão, na SIC. Deixou de ser emitido pela TSF em 2003.

O formato de debate político passou para SIC Notícias em janeiro de 2004, com o nome Quadratura do Círculo, levando então Carlos Andrade para a moderação e Lobo Xavier para o lugar de Nogueira de Brito.

Ao longo do tempo houve alterações no painel de comentadores: o socialista José Magalhães foi substituído por Jorge Coelho e este, em 2008, deu lugar a António Costa. Com eleição de Costa para líder do PS, Jorge Coelho regressou ao programa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zeca
    21 mar, 2019 Lisboa 23:58
    Claro. Num país onde o futebol é tudo valia a pena acabar com a Quadratura. 2 a 4 horas dedicadas à telenovela do futebol e apenas 1h apressada para o que realmente interessa. País de atrasados mentais.
  • Sónia Adriana Valada
    25 jan, 2019 Vila Real 01:07
    Uma péssima decisão da SIC Notícias . Um dos melhores programas de informação e debate de ideias. Será que só estão interessados na área de entretenimento? Há outro público em Portugal que vê e ouve este género de programas. Só mudo para a TVI 24. para ver o Governo Sombra, agora também para a quadratura do círculo. Continuem a entreter o povinho com arraiais, que enquanto andam entretidos não reparam nos mandos e demandos nos executivos que nos governam mal, há muito anos. Lamento.
  • 15 jan, 2019 15:04
    Fazem bem! So vi isto "uma vez ou duas!
  • Teresa Franco
    15 jan, 2019 Lisboa 14:04
    Lamentável esta decisão. Estamos a caminhar para a falta de liberdade de informação e ouvir apenas o que nos querem dizer.

Destaques V+