Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Anunciado vencedor das eleições no Congo, com polémica à mistura

10 jan, 2019 - 03:04 • Ricardo Vieira, com Reuters

Comissão eleitoral dá a vitória a Felix Tshisekedi, mas fontes diplomáticas avançam que os dados recolhidos pela Igreja Católica dão um resultado diferente.

A+ / A-

O candidato da oposição Felix Tshisekedi venceu as eleições presidenciais na República Democrática do Congo, anunciou esta quinta-feira a comissão eleitoral. Mas a Igreja Católica tem resultados diferentes.

Felix Tshisekedi, líder da União para a Democracia e Progresso Social (UDPS, na sigla inglesa), conseguiu mais de sete milhões de votos, seguido de Martin Fayulu, também da oposição, com cerca de 6,4 milhões.

Emmanuel Ramazani Shadary, candidato apoiado pelo Presidente cessante Joseph Kabila, não foi além dos 4,4 milhões, indicam os resultados provisórios das eleições de 30 de dezembro.

No entanto, dados compilados pela Igreja Católica do Congo chegam a um resultado diferente e dão uma vitória clara a Martin Fayulu, de acordo com duas fontes diplomáticas citadas pela agência Reuters.

As sondagens realizadas antes das eleições davam o triunfo a Martin Fayulu, com uma vantagem confortável sobre Felix Tshisekedi.

No país corre a suspeita de que Tshisekedi chegou a um acordo de partilha de poder com Kabila. A campanha de Tshisekedi confirmou contactos, mas nega qualquer acordo do género.

Os candidatos derrotados podem contestar a contagem dos votos junto do Tribunal Constitucional, que tem depois dez dias para tomar uma decisão.

Joseph Kabila deixa a Presidência da República Democrática do Congo ao fim de 18 anos, naquela que poderá ser a primeira transferência pacífica de poder no país desde a independência da Bélgica, em 1960.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+