Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Eutanásia - 09/01/2019

J. Lucas Pires

"Dimensão da eutanásia na Bélgica é terrível"

09 jan, 2019


Comentadores da Renascença debatem a situação de uma mulher belga, com problemas mentais, eutanasiada sem que o filho tivesse sido informado. O caso vai ser apreciado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Jacinto Lucas Pires considera preocupante a realidade belga, no que diz respeito à eutanásia. "A dimensão da eutanásia na Bélgica é terrivel", diz o escritor, aludindo a números citados na imprensa que indicam que, naquele país, em média, morrem seis pessoas por dia através da eutanásia.

O debate em torno nesta prática surgiu a propósito de um caso que vai ser apreciado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem: uma uma senhora belga com problemas mentais foi eutanasiada sem que o filho tivesse sido informado. Jacinto Lucas Pires considera o "caso chocante".

Também sobre este caso, o comentador da Renascença Henrique Raposo não tem dúvidas: "não é eutanásia, é assassínio". Raposo assume que é publicamente contra esta prática e mostra-se preocupado sobretudo com as pessoas mais idosas.

"São estas as pessoas que são um alvo fácil de um sistema médico/legal. Quando há hospitais cheios de velhos abandonados e há a possibilidade legal de despachar o assunto através de um mecanismo que é a eutanásía, se fosse médico e se estivesse debaixo de uma pressão enorme, isso é uma tentação. Isso está a acontecer na Bélgica e na Holanda", acrescenta.

Os casos de eutanásia aumentam todos os anos na Bélgica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Faria
    09 jan, 2019 Porto 13:51
    Lembrem-se de uma coisa: num programa dos DDT da RTP a senhora Ana Bola disse a seguinte piada a respeito de uma manifestação anti eutanásia que ocorreu emisboa, (está entre aspas porque foi mesmo ela que disse) ”os manifestantes tinham cartazes a dizer não matem os velhinhos,... afinal a manifestação era contra os Papa Reformas...ah, ah, ah..." Que grande piada senhora Ana Bola, olhe que a sua idade... Porque é que não emigra para a Bélgica??